Para CEOs, TI é a principal ferramenta para obter crescimento dos negócios

Author Photo
3:44 pm - 15 de maio de 2015
Para CEOs
Segundo a pesquisa “CEO Survey 2015”, realizada pelo Gartner, o crescimento dos negócios ainda é prioridade máxima para os CEOs e as mudanças relacionadas à tecnologia são vistas como a principal ferramenta para atingir essa meta neste e no próximo ano.

Ainda que seja esse o maior objetivo dos líderes dos negócios, as menções ao crescimento foram inferiores ao ano passado. Mark Raskino, vice-presidente e associado do Gartner, aponta que esse declínio não está associado a um menor interesse em crescimento, mas ao interesse no mecanismo que irá propiciá-lo.

Para chegar a essas conclusões, o Gartner ouviu 400 líderes de negócios de organizações globais durante três meses. A maioria das empresas participantes do levantamento possui receita anual igual ou superior a US$ 1 bilhão. Os resultados indicam condições positivas para os negócios, embora não espetaculares, em um cenário no qual a estabilidade é fundamental para garantir investimentos estratégicos.

Raskino aponta que os CEOs estão mais concentrados do nunca em TI. Mais da metade das respostas está relacionada a questões tecnológicas de receitas e crescimento, como multiplicidade de canais, e-commerce e comércio móvel.

Negócios baseados em cloud também alcançaram alto reconhecimento, uma vez que os CEOs perceberam que esse é o caminho para as novas plataformas industriais de ruptura e controle. No entanto, a revelação da pesquisa desse ano foi a ascensão meteórica da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). 

Com o digital começando a alterar fundamentalmente a natureza da indústria, os CEOs também estão mais preocupados com segurança e riscos. Segundo a pesquisa, 77% dos líderes concordam que o mundo digital está criando novos tipos e níveis de risco para os negócios, e 65% percebem que os investimentos em práticas de gestão de riscos não estão acompanhando os novos e mais altos níveis de risco.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.