Para ampliar oferta de Open RAN 5G, NEC anuncia compra da Aspire 

Empresa irlandesa fornece soluções e serviços em todo o ciclo de vida da rede para arquiteturas legadas e abertas, do 2G ao 5G

Author Photo
4:12 pm - 08 de julho de 2022
Imagem: Shutterstock

A NEC anunciou a aquisição da Aspire Technology, empresa dedicada a soluções de rede e integração de sistemas com sede em Dublin, na Irlanda. Com a compra, sem valores revelados, a NEC passa a reforçar seu portfólio NEC Open Networks, cobrindo componentes desagregados em redes Open RAN 5G.

A Aspire Technology fornece soluções e serviços em todo o ciclo de vida da rede para arquiteturas legadas e abertas, do 2G ao 5G. Em comunicado ao mercado, a NEC justificou a aquisição da Aspire pelas suas “habilidades únicas na concepção e integração de Redes Abertas, desempenhando um papel fundamental no processo de adoção bem-sucedido do Open RAN 5G no mundo”.

A NEC oferece o NEC Open Networks, ecossistema que reúne um conjunto de produtos e soluções abertas, incluindo componentes Open RAN para hardware e software desagregados, transporte xHaul, core convergente, software de automação/orquestração e serviços de integração de sistemas. Nesse contexto, a chegada da Aspire Technology fortalece a oferta da NEC para aplicações Open RAN 5G, que exigem maior nível de design e integração de sistemas em comparação com os ecossistemas legados.

Leia mais: Maioria das operadoras investirá em Open RAN nos próximos anos

Fundada em 2009 por um grupo de executivos experiente em telecomunicações, a Aspire Technology fornece soluções tecnológicas, aplicações de software, consultoria e integração de sistemas para grandes operadoras de telecomunicações no que se refere às arquiteturas de rede legadas e também para aqueles players que buscam impulsionar a inovação e reduzir o custo total de operação (TCO), ao cumprir a promessa de desagregação e 5G.

Hoje, a Aspire Technology trabalha com operadoras líderes, vendors e outras empresas de Integração de Sistemas nas Américas, Europa, Oriente Médio e África. A empresa tem sido uma defensora do Open RAN desde o início e construiu um Open Networks Lab, permitindo que os parceiros acelerem o desenvolvimento, integração e testes de Redes Abertas.

“As fortes capacidades e a talentosa equipe de engenheiros da Aspire Technology, combinadas com seu portfólio de soluções e aplicações tecnológicas, serão um grande avanço para nossa estratégia NEC Open Networks. A NEC está agora mais preparada do que qualquer fornecedor para integrar componentes de rede desagregados em um ecossistema bem afinado”, afirmou Naohisa Matsuda, gerente geral da Estratégia e Negócios 5G da NEC.

“Acreditamos que a combinação da NEC com a Aspire Technology proporcionará enormes benefícios para nossos clientes, tanto baseados em rede legada quanto para aqueles que estão evoluindo para o ambiente mais aberto, e para o mercado 5G e Open RAN, que está crescendo rapidament”, enfatizou Bill Walsh, fundador e CEO da Aspire Technology.

A aquisição está prevista para ser concluída ainda em julho de 2022, após a confirmação dos procedimentos e aprovações necessárias.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.