Maioria das operadoras investirá em Open RAN nos próximos anos

Pesquisa da Mavenir mostra que 78% das operadoras estão migrando para a nuvem nativa e apenas 22% estão cautelosas

Author Photo
8:56 am - 04 de março de 2022

A grande maioria das operadoras globais de redes móveis caminha para arquiteturas aberturas, segundo pesquisa feita pela Mobile World Live, encomendada pela Mavenir.

O estudo buscou entender em quais passos as operadoras estão nos processos de implementação de arquiteturas abertas, como o Open RAN, e também na adoção dos procedimentos de virtualização e automatização de rede.

O levantamento foi feito com operadoras de diferentes portes, com representação geográfica composta por executivos de operadoras Européias (29%), Asiáticas (29%), Norte Americana (24%) e o restante dividido entre América do Sul, África e o Oriente Médio.

Leia também: Mais da metade das organizações otimizou processos em TI, diz estudo global 

Segundo a pesquisa, 78% das operadoras entrevistadas já estão migrando para a nuvem nativa e apenas 22% estão cautelosas em relação a esta migração.

Para Bejoy Pankajakshan, chefe de tecnologia e diretor de estratégia de Mavenir, as operadoras estão buscando migrar para soluções 100% baseadas em software com o objetivo de automatizar mais funções de rede – 98% dos executivos entrevistados entendem a importância da virtualização e as têm no seu radar de atuação e o mesmo número de operadoras estão considerando arquiteturas abertas ou a abertura de suas redes.

Com essas migrações, as operadoras tendem a otimizar custos e garantem flexibilidade nos processos, com a possibilidade de gerenciar a rede com um conjunto de ferramentas de automação, indica a Mavenir.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.