Para 60% dos CISOs, estratégia Zero Trust é urgente

Principal preocupação dos líderes de cibersegurança brasileiros é a força de trabalho remota, identifica estudo da Lumu Technologies

Author Photo
4:29 pm - 21 de fevereiro de 2022

A proteção da força de trabalho remota é o tema primordial nas agendas dos executivos chefes de segurança – os CISOs – do mundo todo em 2022, identificou o relatório CISO Priorities Flashcard 2022, realizado pela Lumu Technologies. Segundo o estudo, trata-se de uma preocupação compartilhada pelos profissionais de cibersegurança no Brasil, EUA e países da América Latina.

“Após quase dois anos do novo normal, proteger a força de trabalho remota continua sendo uma das principais preocupações globalmente, o que é compreensível nesse cenário de novas variantes e necessidade de manutenção do home office”, lembra Germán Patiño, vice-presidente de vendas da Lumu Technologies para a América Latina.

Leia também: Nuvem e privacidade devem ser prioridade em cibersegurança, alerta KPMG

Alinhada com a prioridade em cibersegurança está a urgência por uma abordagem multidisciplinar e Zero Trust. Segundo a pesquisa, 70% dos profissionais de segurança cibernética brasileiros consideram a medição de comprometimento uma prioridade, enquanto 60% entendem que a implementação de estratégia de Zero Trust é urgente.

A automação também é bem vista pelos CISOs como forma de melhorar o dia a dia de seus talentos. “Para fazer isso, as lideranças buscam automação e abordagens baseadas em risco para superar ameaças e vulnerabilidades”, indica Patiño. “E, com inúmeros projetos de segurança cibernética disputando recursos e horas de trabalho, é importante buscar as iniciativas e soluções que mais fazem sentido para cada infraestrutura”, acrescenta o executivo.

A avaliação tanto de vulnerabilidades baseada em risco quanto das habilidades de segurança cibernética também integram a lista de prioridades para 80% dos CISOs ouvidos no país.

O recorte nacional do CISO Priorities Flashcard foi feito por meio de respostas voluntárias de 30 profissionais de segurança cibernética no Brasil – diretores de segurança, CISOs ou similares – entre 18 de dezembro de 2021 e 20 de janeiro de 2022.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.