Papel do líder é essencial para a inclusão nas empresas

“Diversidade é garantir a representatividade da sociedade dentro da organização", diz Christiane Berlinck

Author Photo
7:14 pm - 17 de outubro de 2019

A liderança inclusiva é uma figura essencial para garantir a inclusão e a diversidade nas empresas. No painel “Gestão de equipes inclusivas”, no IT Forum X, especialistas na área discutiram como um líder deve se portar para garantir maior equidade nas companhias.

O painel contou com a presença de Luiz Fernando D. Garcia, CEO do Nexxt 49+, Cristiano Fonseca, diretor de RH da PPCar, Christiane Berlinck, diretora de RH da IBM Brasil e Alberto Campos, vice-presidente de Tecnologia da Informação LatAm na Serasa, com mediação de Alexandre Scaglia, Senior PR Manager Amazon Web Services no Brasil.

A discussão começou com a definição sobre o que é diversidade e inclusão nas empresas. “Diversidade é garantir a representatividade da sociedade na organização. Inclusão é garantir essa diversidade”, apontou Christiane. Para Luiz Fernando Garcia, a inclusão também é uma “resposta” a um “pecado comercial” das empresas: “As organizações representavam um pedaço do consumo do mercado. As pessoas que trabalhavam representavam as pessoas que consumiam.”

Empatia gera diversidade

Campos apontou para a “empatia” necessária para garantir a diversidade – uma das qualidades esperadas do líder inclusivo. “O líder precisa ser uma ponte para incluir no ambiente da empresa. É preciso não só incluir, como também saber quais são os anseios, dificuldades e expectativas dessas pessoas”, afirmou.

Os palestrantes também falaram sobre os grupos a serem incluídos nas empresas, como mulheres, negros, pessoas com deficiência e idosos. Entre as dicas para quem quer incluir, foram citados: formar grupos de discussão, estipular metas e analisar resultados, desenvolver o pensamento inclusivo em todos os níveis de hierarquia, buscar a real diversidade (“não incluir por incluir”) e ter empatia para entender dificuldades.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.