Como será o papel do CIO em 2026
Os líderes de TI veem a principal posição de tecnologia mudando suas prioridades nos próximos três anos
Apesar das representações do CIO moderno como um líder e estrategista de negócios direto, muitos CIOs ainda dedicam a maior parte do seu tempo a questões técnicas e o papel do CIO em 2026 mudará.
Muitos líderes de TI hoje estão mais focados na gestão de segurança, bem como na melhoria das operações de TI e no desempenho dos sistemas, do que em atividades de alto nível e estratégicas, como impulsionar a inovação nos negócios, identificar oportunidades de diferenciação competitiva e até mesmo trabalhar na estratégia empresarial.
Executivos de tecnologia listaram a gestão de segurança e a melhoria das operações de TI e do desempenho dos sistemas como suas duas principais responsabilidades na pesquisa Estado do CIO de 2023, do CIO.com, com 47% e 40% dos executivos de tecnologia, respectivamente, relatando o mesmo. Por outro lado, impulsionar a inovação nos negócios, identificar oportunidades de diferenciação competitiva e até mesmo trabalhar na estratégia de negócios ficaram na metade inferior das 10 principais atividades do CIO em 2023.
No entanto, os CIOs esperam que essas prioridades se invertam nos próximos anos.
De acordo com a pesquisa, os CIOs veem sua principal tarefa até 2026 como impulsionar a inovação nos negócios.
Esses resultados refletem o que outros estudos e CIOs também preveem para a função daqui a vários anos. Os líderes de TI afirmam que o CIO do futuro próximo passará mais tempo trabalhando na estratégia de negócios, desenvolvendo produtos e serviços que geram receita e influenciando ideias no roadmap da empresa do que fazem atualmente.
É verdade que muitos CIOs já estão envolvidos em empreendimentos desse tipo em graus variados. No entanto, entre aqueles que estão, a maioria se envolve de maneira limitada, de acordo com pesquisas sobre a função.
Isso é o que vai mudar no futuro, com não apenas alguns, mas a maioria dos CIOs adicionando níveis crescentes de responsabilidades estratégicas focadas nos negócios à sua agenda diária e transferindo mais das tarefas de supervisão técnica nos próximos anos.
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“O papel do CIO em 2026 será sobre influenciar, liderar e governar, em oposição a selecionar, integrar, configurar e personalizar tecnologia. E os CIOs que não estiverem à frente disso antes de 2026 se verão tendo que se atualizar”, diz Joseph Bruhin, CIO da Breakthru Beverage Group.
Em outras palavras, os CIOs daqui a três anos estarão ainda mais distantes do chefe técnico do passado e mais próximos do estrategista corporativo.
“Com todas as empresas sendo digitais, os CIOs assumirão o papel de arquiteto da empresa, não apenas o arquiteto do digital”, afirma Vipin Gupta, ex-Diretor de Informações, Estratégia e Digital da Toyota Financial Services International e vencedor do Prêmio MIT Sloan CIO Leadership de 2021.
Os líderes de TI descrevem o CIO de 2026 e além como um “influenciador”, “pensador estratégico” e “comunicador e líder eloquente”. Eles afirmam que o CIO precisará ser flexível, inovador e ágil. Eles enfatizam a necessidade de os CIOs serem ainda mais visionários do que são hoje, porque terão um papel principal na moldagem do futuro da organização, não apenas em seu suporte.
“Os CIOs terão um papel explícito na criação de valor para os negócios”, diz Bobby Cameron, Vice-Presidente e Analista Principal da empresa de pesquisa Forrester.
O que impulsiona a evolução do CIO
Como os profissionais experientes em TI sabem, a posição de CIO (Chief Information Officer) tem evoluído desde que surgiu no final do século 20.
Nas últimas várias décadas, o papel se afastou de um foco quase exclusivo em tempo de funcionamento e disponibilidade para se tornar um facilitador de negócios. E agora, o ritmo cada vez maior das mudanças tecnológicas e a dependência completa da organização da TI para operar estão elevando ainda mais as contribuições do CIO para o sucesso da empresa.
“Liderar e executar estratégias de negócios que impulsionem o crescimento, aumentem a receita e a competitividade se tornarão uma das principais responsabilidades do futuro CIO”, diz Rona Bunn, CIO da National Association of Corporate Directors (NACD). “Ao olhar para isso do ponto de vista de um CIO que adota uma abordagem progressista, muitos CIOs já começaram a trilhar o caminho para impulsionar estratégias focadas na aceleração digital em toda a empresa”.
Ela acrescenta: “Embora seja prática comum há anos em empresas de tecnologia e de ponta, estou começando a ver uma mudança generalizada na comunidade de CIOs, à medida que os CIOs são responsabilizados por impulsionar a inovação e o desenvolvimento de produtos que possibilitam a expansão do mercado, novas ofertas e o aumento da receita”.
Vários eventos importantes ao longo dos últimos anos também empurraram a função de CIO para essa nova área.
Esses eventos incluem a ampla adoção de computação em nuvem e software como serviço (SaaS); a chegada de nativos digitais no ambiente de trabalho; a rápida aceitação da IA e, em particular, do ChatGPT; e o crescente uso de plataformas de desenvolvimento de software low-code. Todas essas tendências colocaram mais capacidades de criação de tecnologia nas mãos de trabalhadores fora do setor de TI e, como resultado, deram aos CIOs e suas equipes tempo para assumir responsabilidades além da simples implementação de software.
“Um dos maiores impulsionadores da mudança no papel do CIO é a menor dependência dos negócios em relação à organização de TI”, diz Gupta. “À medida que as capacidades tecnológicas evoluíram no que diz respeito ao desenvolvimento e gerenciamento de soluções automatizadas, tornou-se menos complexo democratizar a implementação de tecnologia. O conhecimento digital e a destreza estão aumentando diariamente em toda a empresa, proporcionando uma grande oportunidade para o CIO liderar iniciativas mais estratégicas”.
As responsabilidades em mudança à frente
Os líderes de TI esperam que esses fatores mudem a forma como a TI opera dentro das empresas típicas e, consequentemente, como a própria posição de CIO funciona.
Para começar, os trabalhadores em toda a empresa terão o poder de criar novas capacidades tecnológicas e implementar produtos SaaS em seus fluxos de trabalho. Como resultado, os CIOs essencialmente gerenciarão e apoiarão uma equipe altamente distribuída, diz Mark Taylor, CEO da Society for Information Management (SIM).
A empresa de pesquisa Gartner prevê que 55% de todas as soluções tecnológicas emergentes bem-sucedidas serão entregues a “compradores não tradicionais” – ou seja, tecnólogos de negócios e outros trabalhadores fora da TI – até 2025.
“Portanto, o papel da TI como conselheiro e consultor de confiança para os negócios será mais importante”, diz Erica Hausheer, Vice-Presidente Sênior e CIO da empresa de software Teradata.
Ao mesmo tempo, à medida que os trabalhadores em toda a empresa assumem mais responsabilidades e que mais organizações se tornam 100% baseadas em nuvem, “toda a infraestrutura se torna um serviço externo”, diz Taylor.
Isso pode significar que as posições que têm sido pilares dentro do departamento de TI e a própria organização do departamento de TI mudarão também. Os futuros CIOs podem ver o tamanho de suas equipes diminuir, à medida que adquirem mais tecnologia e equipe de TI como serviço.
(Em uma nota à parte, Taylor prevê que essa tendência levará os trabalhadores de TI de hoje que se veem especificamente como tecnólogos “a encontrar suas maiores oportunidades de crescimento na carreira em empresas de tecnologia pura”).
Enquanto isso, à medida que a criação e a aquisição de tecnologia continuam a sair da função de TI centralizada e se tornam mais democratizadas, os líderes de TI afirmam que esperam que os CIOs precisem confiar mais em sua capacidade de persuadir e influenciar para fazer com que os outros adotem como a tecnologia pode e deve ser usada.
“Eles precisam criar justificativas convincentes para investimentos em TI por meio de sua narrativa. Não se trata apenas de criar a visão, mas de vendê-la”, diz Joel Schwalbe, CIO da empresa de biotecnologia Transnetyx.
Líder máximo da tecnologia
Tais mudanças também exigirão que os CIOs gastem mais tempo em governança, de acordo com várias fontes.
“Teremos que nos tornar muito, muito melhores na governança, e não estamos apenas governando o que as pessoas podem ou não podem fazer, mas como elas fazem as coisas”, diz Bruhin. “Estaremos ajudando nossos negócios de uma maneira diferente, fornecendo a eles os trilhos de proteção, orientação e governança para ajudá-los a não tomar decisões erradas”.
Os líderes de TI afirmam que já sentem a crescente importância de estabelecer regras para determinar se, quando e como os trabalhadores podem usar quais tecnologias. Como exemplo, eles citam a necessidade de liderar seus colegas da alta direção na compreensão das implicações do uso do ChatGPT pelos trabalhadores e em estabelecer rapidamente políticas para orientar os funcionários.
Embora o papel do CIO se transforme mais em uma posição de estrategista de negócios, muitos dizem que ele ainda manterá algumas responsabilidades relacionadas à tecnologia.
Por exemplo, os CIOs continuarão a ter a responsabilidade de garantir que toda a criação e implementação de tecnologia em toda a empresa, bem como os dados gerados por essas capacidades, funcionem dentro do ecossistema de TI maior.
Como Taylor diz: “Ainda tem que haver alguém que possa unir tudo isso”.
Além disso, os CIOs serão esperados para realizar esse trabalho de forma eficiente e eficaz, assim como fazem hoje, dizem Taylor e outros.
“Para sustentar a eficácia das tecnologias implantadas, os CIOs devem assumir a responsabilidade de reforçar práticas como a gestão ágil de produtos, que garantem a entrega expedita de valor aos clientes. Os CIOs também terão a responsabilidade de se envolver, garantindo que as práticas comerciais usem tecnologias emergentes e uma boa gestão de dados. Os CIOs também serão responsáveis pelo avanço da capacidade digital em todos os níveis”, diz Bunn, uma das palestrantes do evento FutureIT de maio de 2023 da Foundry.
No entanto, mesmo que os CIOs mantenham a supervisão da infraestrutura de TI, a forma como eles navegam por essa responsabilidade no futuro mudará.
Os CIOs serão responsáveis por um ecossistema mais flexível, com mais – se não a maioria – das tecnologias selecionadas fora do departamento de TI e atendidas por fornecedores. E porque eles esperam que as tecnologias evoluam mais rapidamente, eles antecipam mais mudanças e um ritmo mais rápido de substituição de tecnologias na empresa do futuro.
“Os CIOs precisam se ver como chefes de integração e chefes de influência”, diz Gupta. “Os CIOs não apenas precisam entender a inter-relação de cada componente da máquina da corporação, mas também precisam influenciar todos os proprietários de componentes para garantir que os componentes inter-relacionados sejam montados para operar com os melhores resultados para a corporação”.
Prontos ou não?
Uma diferença esperada nos CIOs do futuro é que mais deles virão de fora da área de TI, vindos de áreas como finanças, operações e marketing.
Taylor diz que a pesquisa da SIM descobriu que essa tendência já está em curso, com a porcentagem de CIOs que vieram de áreas funcionais fora da TI aumentando de cerca de 10% para quase 30% na última década. Ele também afirma que os aspirantes a CIOs que seguiram um caminho de carreira orientado para a tecnologia sentirão mais pressão para ter experiência fora da TI a fim de chegar à alta administração.
Dito isso, Taylor afirma que os CIOs do futuro ainda precisarão de conhecimento técnico para serem eficazes.
“Eles ainda precisam ter habilidades suficientes em tecnologia para entrar em salas com tecnólogos e realmente entender o que estão dizendo”, acrescenta.
Tudo isso requer que os CIOs sejam mais flexíveis e ágeis do que são agora, dizem os especialistas.
Os CIOs terão que ser capazes de mergulhar rapidamente em tecnologias emergentes, entender rapidamente como elas beneficiariam suas organizações, formular políticas de governança e estar prontos para entrar em operação a qualquer momento. Como um CIO diz, os dias de implementações lentas e controladas podem estar contados. (A rápida expansão do uso do ChapGPT ilustra esse ponto).
“A capacidade de uma corporação de mudar rapidamente e com frequência é o maior diferenciador no novo mundo digital e orientado por IA em rápida mudança”, acrescenta Gupta. “Todos os aspectos da corporação são impulsionados por alguma forma de tecnologia da informação. Qualquer mudança na capacidade de uma corporação passa pela TI. Os CIOs estão no centro de cada mudança na corporação. Eles estão dirigindo e influenciando quase todas as decisões para a próxima versão da corporação”.
No entanto, Cameron diz que a pesquisa da Forrester realizada no início de 2023 mostra que a maioria dos CIOs não está pronta para atender às expectativas que o cargo demandará nos próximos anos. Na verdade, ele afirma que a pesquisa mostra que a maioria dos CIOs (58%) ainda está no que a Forrester chama de modo tradicional de liderar a TI. Cerca de 37% são modernos e apenas 6% estão “preparados para o futuro”, com a velocidade, flexibilidade e foco em valor necessários para serem líderes estratégicos transformadores bem-sucedidos para toda a empresa, e não apenas para o departamento de TI.
A Forrester também descobriu que as organizações com CIOs que atendem à definição da empresa de estar preparados para o futuro viram sua receita crescer de 2021 para 2022 1,6 vezes mais do que aquelas com CIOs modernos ou tradicionais, diz Cameron.
Apesar da porcentagem de CIOs que ainda não estão preparados para o futuro, Cameron e outros dizem que, como grupo, os CIOs estão realmente preparados para o desafio do que está por vir e estão trabalhando para se tornarem os executivos necessários para o futuro. Como diz Gupta: “Estes são tempos emocionantes para os CIOs com registros estratégicos e transformadores, que crescerão para níveis mais elevados com influência mais ampla”.
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