Papel do CIO: de líder operacional para agente de inovação

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1:12 pm - 12 de janeiro de 2016
Papel do CIO: de líder operacional para agente de inovação
O trabalho do CIO está se tornando cada vez mais difícil à medida que o mundo avança para a terceira plataforma. A pressão para manter os custos baixos, uma infraestrutura consistente e inovar deixou muitos CIOs de mãos atadas, fazendo-os tentar integrar inovações em vez de criá-las. 

Estudo da IDC, batizado de The Changing Role of IT Leadership: CIO Perspectives for 2016, indica como o CIO e os executivos das unidades de negócios enxergam a evolução do papel da liderança de TI, que passou de líder operacional para parceiro estratégico. Segundo o levantamento, a maneira que CIOs se veem tem impacto direto em como eles são vistos por seus pares.

Dos 150 CIOs entrevistados, 40,7% se consideram agentes operacionais, 34% se veem como gerentes de serviços, e 25,3% como agentes de inovação. Por outro lado, 40,9% dos entrevistados das unidades de negócios enxergam o CIO como líder da inovação, com apenas 27,5% relatando que o CIO é operacional. 

Na avaliação da consultoria, os números são indicativo do desafio que os CIOs enfrentam na evolução de seus papéis. Mike Jennett, vice-presidente de Pesquisa para Enterprise Mobility no Programa Executivo de TI da IDC, indica que CIOs operacionais serão cada vez mais “marginalizados nos próximos três anos”. 

Segundo ele, para que esses executivos permaneçam relevantes devem mudar o foco para transformação e inovação. Apenas manter as luzes acessas não farão com que o CIO seja visto como agente de inovação, opina.

A IDC recomenda que para mudar a forma como as áreas enxergam a TI, é necessário investir em um framework que ela chamou de “Liderança em 3D”. De acordo com a consultoria, até 2018, dois terços dos CIOs vão abraçar o modelo, que consiste em três pilares:

• Inovar no âmbito de parceria funcional para criar inovações digitais
• Integrar novas plataformas de tecnologia em serviços de negócios 
• Incorporar novas habilidades, técnicas e cultura na TI

A visão da consultoria é de que para serem competitivas em um ambiente de rápidas mudanças e transformação, as áreas de TI e os CIOs devem passar por uma transformação a partir do foco em parcerias, inovações e novos produtos digitalmente habilitados.

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