Panvel adota serviço de orientação farmacêutica com IA

Chamada de Sofia, IA auxilia funcionários da rede com informações técnicas sobre produtos

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8:45 am - 01 de julho de 2024
Imagem: Divulgação

A rede de farmácias Panvel divulgou essa semana um projeto que usa inteligência artificial em suas lojas para orientar funcionários e farmacêuticos sobre produtos vendidos aos clientes. O robô é chamado de Sofia, acrônimo para Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial.

A ferramenta usa IA generativa para orientar os colaboradores da rede sobre rotinas de atendimento nas farmácias. Presta desde informações sobre interação medicamentosa até orientações normativas da Agência Nacional de Saúde (Anvisa), aumentando a eficiência e a qualidade do atendimento em loja, diz a Panvel.

O projeto piloto começou em abril, em cinco farmácias da rede em Porto Alegre (RS). Em pouco tempo, o número aumentou para 150 e atualmente é de 400 lojas. A expectativa é que até o fim de junho todas as unidades da Panvel tenham acesso à Sofia.

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Segundo a rede, o volume de mensagens trocadas com a IA também aumenta a cada dia, demonstrando boa receptividade dos atendentes e utilidade da ferramenta. Em dois dias do mês de junho, por exemplo, a Sofia recebeu 1.800 mensagens, 800 em um dia e 1 mil no dia seguinte.

Abordagem multimodelos

O treinamento da IA foi todo baseado em dados públicos da própria Anvisa, inclusive bulas de medicamentos e normas da agência. A Sofia é baseada em uma abordagem multimodelos (que integra GPT e Claude), e que permite utilização de diferentes IAs que se comunicam entre si.

Segundo a empresa, a capacidade de combinação de tecnologias garante aprimoramento permanentes às necessidades do setor farmacêutico, já que o uso da ferramenta pelos atendentes é capaz de aprimorá-la. A Sofia terá, com o tempo, capacidade de ser atualizada de acordo com a demanda que vier das lojas, diz a Panvel.

“Nosso trabalho foi fazer com que a ferramenta gerasse não apenas respostas relevantes, mas tecnicamente corretas e úteis para os colaboradores atenderem cada vez melhor nossos clientes”, explica Alexandre Arnold, diretor de tecnologia e inovação da Panvel.

Segundo a companhia, o desenvolvimento da plataforma permitirá futuras integrações entre a Sofia e demais sistemas da Panvel, o que deve facilitar a realização de tarefas e melhorar a eficiência operacional.

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Redação

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