Notícias

Pandemia global testa veracidade do conceito de propósito dentro das empresas

“O que essa pandemia ensinará à sociedade brasileira?” foi o tema de estreia do IT ForOn Series, iniciativa do Grupo IT Mídia que trará entrevistas sobre as principais questões vividas na atualidade. 

 A edição desta terça (7) contou com a presença do filósofo Mario Sérgio Cortella, Alex Salgado (Vivo Empresas) e Fernando Alves (PwC), que concordaram no seguinte aspecto: confiança e solidariedade serão características essenciais para atravessar o momento atual com boas perspectivas para o futuro 

Cortella explica que, durante os últimos anos, o conceito de solidariedade muitas vezes ficou perdido em nossa sociedade, que em parte estava acostumada à uma rotina que não implicava pensar no próximo e a um certo egoísmo desenvolvido a partir desse comportamento 

Mas a expansão do coronavírus fez com que as pessoas precisassem se preocupar em garantir que o outro esteja bem para que o contágio não aumente, levou a população a repensar esse aspecto da vida. “Hoje dada a obrigatoriedade de nos juntarmos para enfrentar algo mais importante que nós, mas não impossível, temos que trazer a solidariedade de volta”, afirma o filósofo. 

Em conjunto com a solidariedade está a confiança, seja no governo, na sociedade ou empresas. Levando o tema para o lado corporativo, Alex Salgado relembra que esse aspecto foi posto à prova bem recentemente, quando muitas empresas tiveram que se ajustar ao modelo de home office para continuar em funcionamento. 

“Muitas transformações que nós viemos protelando ao longo desse tempo foram colocá-las em prática em questão de semanas. E você não consegue fazer isso se não tiver liderança da organização de onde você trabalha, na sua comunidade e nos seus parceiros de tecnologia” 

Propósito à prova

Para Fernando Alves, da PwC, o cenário logo após a pandemia deve apresentar o que ele chamou de “erosão da confiança”, por acordos ou condutas que não foram seguidas da forma esperada do momento da crise.

Para o executivo, este será um momento para que as empresas repensem o propósito e sistemas de valores ostentados no anteriormente. 

“Organizações que não têm ou não praticam um propósito que se coadune com o cenário pós-crise são organizações que tendem a desaparecer”, afirma Alves.

No médio e longo prazo, porém, o executivo tem uma visão mais otimista e acredita no fortalecimento da noção de solidariedade tanto nos negócios como na sociedade. 

Salgado também pondera que o curto prazo trará elaborações profundas para diversos negócios, especialmente os que não praticam os princípios que até então apresentava ao mercado como seus. “Nesse momento de crise é hora de fato de pôr a prova para ver se os valores são realmente sólidos ou não”. 

“O que vale é nesse momento fazer com que [a situação atual] tenha validade e que tudo o que estamos passando [seja visto] como um sinal de algo que vamos aprender”, finaliza Cortella “Se tivermos valores que sejam só de fachada. Isso é, só para demonstrar algo de maneira mercadológica e não de princípio interno, o futuro vai mostrar isso com velocidade”.  

Próxima edição

O segundo episódio está marcado para quarta-feira, dia 8 de abril, com o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente.

“Uma crise anunciada: estamos preparados para o pós?” será o tema do segundo bate-papo.

A participação da live é gratuita e aberta a todos. Para se inscrever, basta preencher seu email nesta página para que um link de acesso seja enviado.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

1 dia ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

1 dia ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

1 dia ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

1 dia ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

1 dia ago