Pandemia acelerou demanda por profissionais em Inteligência Artificial

Para Felippe Melo, VP de IBM Technology, transformação digital acelerada acende alerta também sobre a segurança, privacidade e confiança

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6:48 pm - 25 de maio de 2021
Felippe Melo, Vice-presidente de IBM Technology. Foto: Divulgação/IBM

Há uma série de desafios no horizonte da contínua e bem-sucedida transformação digital. Um deles reside exatamente na falta de talentos com habilidades em Inteligência Artificial. Soma-se a isso o aumento da complexidade dos dados sob domínio das organizações. Para Felippe Melo, Vice-presidente de IBM Technology, a pandemia da covid-19 evidenciou algo que já vinha em curso nos últimos anos: “a digitalização não tem volta”, diz o executivo em entrevista ao IT Forum. “Vai ser crescente e exponencial e por isso que entendemos três grandes pilares como aqueles que vão definir o futuro das empresas”. Talento, tecnologia e confiança, destaca o executivo responsável por conduzir a estratégia integrada no portfólio de tecnologia da IBM.

Para o executivo, não é possível falar de confiança sem olhar para a crescente preocupação acerca da privacidade dos dados atrelada à legislação vigente em diferentes mercados. “Todos nós, como pessoas estamos mais exigentes em saber como as empresas irão usar e guardar nossas informações e mesmo as empresas querem saber para que os dados e os insights serão usados”, acrescenta.

A explosão no volume de dados nos últimos anos criou o cenário ideal para que soluções em Inteligência Artificial e Machine Learning encontrassem seu destino. Entretanto, profissionais que tenham as habilidades para desenvolver soluções em IA ainda são escassos. A tendência, é que essa lacuna aumente. “A gente já falava que, em torno de um terço das competências exigidas seriam diferentes nos próximos cinco anos”, indica Melo sobre as estimativas acerca do futuro do trabalho. A pandemia veio reforçar ainda mais o contraste. “Essa mudança já se dará em um a dois anos. O conhecimento de tecnologias, expertise, será diferente. Assim como aspectos de segurança que não eram tão relevantes até pouco tempo atrás”, alertou.

Um estudo encomendado pela IBM e conduzido pela Morning Consult, indicou que a adoção de Inteligência Artificial no Brasil tem amadurecido enquanto necessidade de negócio nas organizações. O “Global AI Adoption Index 2021” foi feito globalmente e, no Brasil, contou com as respostas de mil tomadores de decisões de TI. De acordo com a pesquisa, 60% dos profissionais de TI no Brasil relatam que as necessidades de negócios estão impulsionando a adoção da IA nas empresas. O estudo também reforça que a falta de habilidades em IA está entre os principais obstáculos dos negócios.

Entre os mercados da América Latina ouvidos – México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru – o Brasil se mostrou à frente quando o assunto é a adoção de IA nas empresas. Quatro em cada dez profissionais de TI brasileiros relatam que sua empresa implantou IA em operações de negócios, enquanto, pelo menos, metade dos profissionais de TI em outros países latino-americanos disseram que estão explorando.

A expectativa de investimentos na tecnologia também se mostrou mais generosa no mercado brasileiro. Quase metade dos profissionais de TI no Brasil (49%) relatam que suas organizações planejam investir em aplicativos de IA prontos para uso nos próximos 12 meses.

Onde vive a Inteligência Artificial

Soluções em Inteligência Artificial têm encontrado vocação em diferentes áreas e projetos. Segundo o estudo encomendado pela IBM, a automação de fluxos de trabalho importantes e gerenciamento de segurança de rede estão entre as principais alocações da IA em tempos atuais. Trinta e sete por cento das empresas brasileiras afirmam que, devido à pandemia, intensificaram o foco no atendimento ao cliente, seguido pela automação de processos (35%) e a segurança (28%).

Para além da pandemia, há outras pressões que as empresas enfrentam e apontam as direções para sofisticar e popularizar o uso da Inteligência Artificial. Os avanços na tecnologia também a tornam mais acessível. Ainda segundo o estudo, 68% profissionais de TI brasileiros relatam que sua empresa está usando software ou ferramentas de automação.

Na visão de Marcela Vairo, Líder de Cloud, Data Platform & AI Platforms da IBM Brasil, os resultados do estudo demonstram como a pandemia mudou a forma como as empresas interagem com seus consumidores e funcionários e como diferentes setores da economia identificaram uma grande vantagem competitiva do uso de IA. Para ela, a tendência é, agora, acelerar o uso.

“À medida que as empresas continuam suas transformações digitais, os investimentos serão focados nos três principais recursos que definem a IA para negócios – automatização de TI e processos, construção de confiança nos resultados de IA e compreensão da linguagem de negócios. Acreditamos que esses investimentos continuarão a acelerar rapidamente, à medida que os clientes procuram maneiras novas e inovadoras de impulsionar suas transformações digitais, aproveitando a nuvem híbrida e a IA.”

 

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