Países do Brics reforçam cooperação científica

Author Photo
11:20 am - 23 de agosto de 2016
Países do Brics reforçam cooperação científica

Os países do Brics – que engloba Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – irão reforçar parceria em prol de cooperação científica. O acordo é selado durante a 26ª Conferência Conjunta de Regiões Costeiras (Emecs 11), que acontece entre os dias 22 e 27 de agosto em São Petersburgo, na Rússia. O evento discute a implementação de projetos multilaterais de pesquisa e plano de trabalho para o período entre 2015 e 2018 na área de ciência e tecnologia pelos países.

“Experiências do Brasil no sistema de monitoramento e alertas, questões de mapeamento de áreas de risco e prevenção, respostas e mitigação de desastres naturais, aliados ao suporte da ciência e tecnologia, são focos importantes nas discussões e no intercâmbio de informações entre os países do Brics”, disse Osvaldo Moraes, diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e responsável por coordenar sessão especial sobre a prevenção de desastres em regiões costeiras.

Ainda de acordo com o executivo, ações adotadas a partir do lançamento do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais, em 2012, colocam o País como ator importante no cenário internacional.

*Com informações do Cemaden

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.