Pague Menos lança assistente virtual para orientar pacientes

Segundo rede de farmácias, recurso busca evitar a automedicação e também apoiar o trabalho de farmacêuticos

Author Photo
10:38 am - 13 de julho de 2023
Pague Menos Imagem: Shutterstock

A rede de farmácia Pague Menos lançou uma assistente virtual alimentada por inteligência artificial que busca auxiliar pacientes na compreensão de seus sintomas. O recurso fornece orientações sobre serviços farmacêuticos e atendimento médico disponíveis com o Sempre Bem Ouro+, programa de fidelidade da rede. Segundo a empresa, a assistente virtual tem como objetivo evitar a automedicação e conscientizar a população sobre os riscos dessa prática.

“A inteligência artificial tem se mostrado uma ferramenta poderosa na área da saúde, permitindo avanços significativos em diagnósticos precisos e tratamentos personalizados”, afirma João Albery Andrade Dias Neto, diretor de Serviços Farmacêuticos.

“Ela será muito importante para nos ajudar na missão de diminuir o índice de automedicação e facilitar o atendimento virtual aos nossos clientes”, complementa ressaltando que a inteligência artificial não deve substituir a experiência e o julgamento clínico dos profissionais de saúde. “A IA deve ser usada como uma ferramenta complementar, sempre com supervisão humana adequada”, indica Neto.

IA da Pague Menos já gera resultados

De acordo com a Pague Menos, em apenas dois meses, o projeto já orientou mais de 200 pacientes e obteve uma taxa de conversão de 5% dentro do site do Hub de serviços da Pague Menos. Além disso, 22% dos clientes solicitaram uma consulta médica.

Por enquanto, o serviço de orientação online está disponível por meio do link. Gradativamente, todas as lojas físicas da rede também contarão com essa opção de atendimento, algo que também visa facilitar o trabalho dos farmacêuticos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.