Categories: NotíciasTendências

Pagamentos por aproximação crescem 375% no 1º trimestre de 2022

Se a retomada das atividades presenciais em 2022 tem refletido no comportamento de compra e lazer dos brasileiros, o mesmo pode ser afirmado sobre os métodos de pagamentos preferenciais. Entre as modalidades digitais, o pagamento por aproximação e Pix ganha cada vez mais espaço.

Segundo Análise do Comportamento de Consumo, relatório realizado com base nas compras feitas com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, no primeiro trimestre deste ano o pagamento por aproximação teve um salto de 375% no valor transacionado quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

O levantamento considera as carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do pagamento com o cartão físico usando a tecnologia NFC. Entre os estabelecimentos com mais uso estão Turismo e Eventos (+815 %); Drogarias (+628%); e Educação (+559%).

O Pix, segundo o estudo, também avança na representatividade entre os meios de pagamento, com uma evolução de 262% no valor transacionado e 614% na quantidade de operações no período — considerando transações realizadas de pessoa física (CPF) para pessoa jurídica (CNPJ). Atualmente, o Pix representa 11% das movimentações, com cartões de crédito tendo 62% e cartões de débito, 27%.

Segundo o levantamento, alguns segmentos se destacaram especialmente quando o consumo atual é comparado com o patamar registrado antes da pandemia. O setor de educação, por exemplo, teve alta de 51% no valor gasto em relação a 2020.

O mesmo ocorre nos gastos com profissionais autônomos, que inclui técnicos de tecnologia da informação, serviços gerais de construção e de manutenção, que tiveram demanda constante na pandemia. No primeiro trimestre de 2022, ante o mesmo período do ano passado, o aumento é de 30%.

Já o valor transacionado no varejo continua superando os níveis pré-isolamento, com aumento de 28% no primeiro trimestre de 2022 ante o mesmo período de 2021. Na comparação com o mesmo período de 2020, o crescimento foi de 40%; sobre 2019, de 56%.

As compras no varejo físico representaram 77% do volume em faturamento no primeiro trimestre de 2022. Já a participação das transações online se consolidou em 22%, mas segue tendência de crescimento em níveis superiores ao período pré-pandemia, de acordo com o estudo.

Recent Posts

Mães empreendedoras: 04 histórias de mulheres que equilibram negócios e maternidade

No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…

16 horas ago

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

2 dias ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

2 dias ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

2 dias ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

2 dias ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago