Pagamentos por aproximação entram de vez no hábito dos brasileiros

Segundo estudo da Visa, crescimento da modalidade de pagamento foi quase cinco vezes maior em 2020

Author Photo
2:01 pm - 07 de janeiro de 2021
pagamentos instantâneos

A tendência de pagamentos por aproximação ganhou força durante o ano de 2020 e deve continuar em alta para 2021. Estudo da Visa sobre o uso dos pagamentos por aproximação reforça a tendência.

Quando comparados setembro de 2019 com o mesmo mês em 2020, o crescimento da modalidade de pagamento foi quase cinco vezes maior. Na análise da operadora de cartões, o crescimento confirma que a busca por pagamentos do gênero foi acelerada pela pandemia e o pagamento por aproximação está entrando de vez no hábito do brasileiro.

Na comparação entre o primeiro trimestre de 2020 (janeiro, fevereiro e março) e terceiro trimestre desse mesmo ano (julho, agosto e setembro) o uso praticamente dobrou.

Leia também: Novidade no WhatsApp permite chamadas de voz e vídeo na web

Em setembro de 2020, o cartão foi o meio mais usado com a tecnologia de pagamento por aproximação. A popularização da tecnologia se deve muito pelo movimento de toda a indústria, com emissores dando a preferência por cartões com a tecnologia NFC e com a chegada da inovação nos transportes públicos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Por fim, ainda em setembro de 2020, os segmentos que mais registraram transações por aproximação foram, nesta ordem: supermercados, restaurantes fast food, postos de gasolina, lojas de conveniência, padarias e farmácias. Na comparação entre o primeiro e o terceiro trimestres de 2020, os segmentos que tiveram o maior crescimento no número de transações por aproximação foram: lojas de departamento e atacados.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.