Padtec atinge marca de 200 mil km de redes ópticas iluminadas na América Latina

Oferecer ao mercado soluções avançadas de transmissão óptica, flexíveis e de alta capacidade, baseadas na tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) e integralmente desenvolvidas no Brasil, tem sido o foco da Padtec, uma das maiores fabricantes de sistemas de transporte óptico da América Latina.

A empresa anunciou um marco importante: o total de 200 mil quilômetros de redes ópticas iluminadas na América Latina. “Os equipamentos da Padtec estão presentes nas redes das mais importantes operadoras de telecomunicações da América Latina”, afirma Manuel Andrade, CEO da empresa. “Além disso, nossa presença atualmente se estende ao mercado mundial, por meio de representantes e negócios em diversos países”, acrescenta Andrade, lembrando que a Padtec possui equipamentos comercializados em mais de 20 países e em todos os continentes.

Só no Brasil, a empresa já iluminou mais de 40 mil quilômetros de redes ópticas DWDM para provedores de serviços de internet (ISPs). Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec, cita como exemplo a rede construída no Cinturão Digital do Ceará por um consórcio formado por três grandes provedores da região nordeste. “Trata-se de uma rede DWDM de alta capacidade, dimensionada para receber até 40 canais e preparada para transponders de 100 Gb/s, que interliga várias cidades do estado”, destaca.

Esse marco também se deve ao ingresso da Padtec no mercado de transmissão óptica submarina, que resultou no projeto do Cabo Junior (rede óptica submarina de alta velocidade fornecida pela empresa para o Google no ano passado). Além disso, a capacidade da Padtec de oferecer soluções adequadas às mais diversas necessidades beneficia a implantação de sistemas ópticos subfluviais – como o fornecido pela empresa para o Amazônia Conectada, programa do Ministério da Defesa que leva conexão banda larga ao interior do Amazonas através de vias fluviais.

Também com grande presença na Argentina e no Chile, as redes DWDM fornecidas pela Padtec cruzam as mais diferentes e desafiadoras geografias – como o Atacama, a Patagônia e os Andes –, garantindo tráfego de dados de 100 Gb/s nessas regiões. Do sul do México ao Panamá, na América Central, são mais de 15 mil quilômetros de redes ópticas de transmissão iluminadas para importantes operadoras dessa região.

Referência em tecnologia e sistemas DWDM para o transporte óptico de alta capacidade, a Padtec oferece um extenso portfólio de produtos, que atende às demandas fim a fim – em transporte, amplificação óptica e proteção de rotas – de grandes operadoras, integradores, utilities e provedores de serviços.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

1 dia ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

1 dia ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

1 dia ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

1 dia ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

1 dia ago