OutSystems: ferramentas de IA tem adesão recorde entre desenvolvedores
Crescimento é de 30% ano a ano. Mais de 40% dos desenvolvedores da empresa usam IA no ciclo de desenvolvimento de software
A OutSystems divulgou essa semana que detectou uma tendência crescente de uso de inteligência artificial em low-code. O aumento é de 30% na comparação ano a ano no número de usuários ativos de IA para desenvolvimento e gerenciamento de ciclo de vida de software.
A empresa é dona do AI Mentor System, conjunto de assistentes baseados em aprendizado de máquina que orientam desenvolvedores durante o ciclo de vida de desenvolvimento de software. Segundo a empresa, mais de 40% dos desenvolvedores da OutSystems usam sugestões baseadas em IA mensalmente.
O sistema promete automatizar tarefas repetitivas e validar aplicações antes que entrem em produção. O objetivo é garantir que sejam construídos de acordo com padrões de qualidade elevados. Em um ano, diz a OutSystems, a ferrametna detectou 10 milhões de problemas de código e forneceu sugestões aos desenvolvedores para corrigi-los.
Leia também: 13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia
“A adoção avassaladora de IA em nossa comunidade e clientes ressalta o impacto positivo significativo que ela tem no aumento da agilidade, produtividade e no processo geral de desenvolvimento”, diz em comunicado Paulo Rosado, cofundador e CEO da OutSystems.
Melanie Franklin, fundadora e CEO da Capability for Change, organização que é usuária do sistema da OutSystems, diz que em 14 semanas, com uma equipe de dois desenvolvedores, a organização “atraiu atenção significativa, trazendo cinco novos clientes de alto perfil em apenas um mês após o lançamento”.
A empresa também lançou recentemente o AI Agent Builder, que promete às organizações a capacidade de integrar agentes de IA generativa (GenAI) em aplicações.
Também lançou uma ferramenta de suporte ao cliente baseada em GenAI dentro do Portal de Suporte para melhorar a experiência do cliente, reduzir custos operacionais e gerar insights baseados em dados.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!