Outsourcing, uma decisão que vale a pena pensar

Author Photo
10:28 am - 19 de agosto de 2017

A terceirização de serviços de TI sempre está na pauta dos CIOs. Entre os 189 líderes de TI que responderam o estudo Antes da TI, a Estratégia, realizado pela IT Mídia, e que representam o grupo de 501 a mil maiores empresas do País, a pretensão de aumentar o número de serviços terceirizados foi de pelo menos 40,2%. Enquanto isso, renegociações contratuais ficou em segundo lugar, com 36,3%.

Esse resultado se inverte quando comparado com as empresas do grupo de 1 a 500, onde 37% consideram a renegociação e 35% informaram a intenção de aumentar os serviços terceirizados.

Os dados foram revelados em apresentação conduzida por Sergio Lozinsky, experiente consultor e parceiro no desenvolvimento do estudo, durante o IT Forum+, realizado entre os dias 16 a 20 de agosto na Praia do Forte (BA).

Um ponto destacado pelo consultor e que desafia o aumento da terceirização é a capacidade de administrar contratos e a dependência maior dos profissionais que executam atividade importantes.

Os setores que mostraram mais propensos ao aumento desses serviços foram comércio, serviços e holdings, de acordo com estudo.

Diante desse quadro, destacou Lozinsky, o CIO se torna um orquestrador da TI. Na avaliação do consultor, esse quadro não é negativo, mas exige uma habilidade de gestão muito superior. Ele listou ainda vantagens e desvantagens do modelo, apontados abaixo:

Vantagens da terceirização

  • A terceirização dos serviços conta com especialistas e tecnologias que não estão presentes na empresa e que geralmente geram um custo alto para os negócios.
  • Profissionais ou serviços contratados com empresas especializadas podem agregar mais valor e proporcionar melhores resultados para os clientes.

Desvantagens da terceirização

  • Risco da contração de uma empresa ineficiente na execução dos projetos e de cláusulas contratuais, que não vão estornar nem metade do investimento.
  • Perda do controle das atividades e problemas com segurança da informação. Isso porque, são disponibilizados informações confidencias do negócio, mas que podem estar ligadas ao serviço terceirizados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.