Otimizar produtividade é principal desafio dos negócios para 2019

Estudo realizado pela Future Minds Consultoria revela que mais da metade das empresas encontram dificuldade na hora de otimizar processos e gerar produtividade dos colaboradores

Author Photo
12:37 pm - 07 de janeiro de 2019

Otimizar a produtividade é o principal desafio dos negócios para 2019. É o que aponta pesquisa realizada pela consultoria Future Minds, que ouviu mais de 150 empresas de diferentes segmentos espalhadas pelo Brasil. O estudo contou com 219 pessoas de diversos cargos e perfis.

Para 54% dos entrevistados otimizar a produtividade é o principal desafio dos negócios. Ainda, promover o crescimento também é um obstáculo para 44% dos participantes e melhorar o resultado operacional é uma das dificuldades para 43% deles. O item que menos gera preocupação é implementar uma cultura de home office, com apenas 4% das respostas.

O estudo

No estudo, foram foram avaliados 24 itens. Os resultados foram coletados e calculados entre junho e dezembro deste ano com base nas respostas, em que cada entrevistado poderia escolher três alternativas.

Lilian Cidreira, CEO da Future Minds Consultoria, destaca que as três opções mais votadas são complementares no sucesso dos negócios e são um reflexo da necessidade de uma gestão cada vez mais voltada para as pessoas.

“Os resultados mostram que as empresas estão aprendendo a se reestruturar com a instabilidade econômica e estão mais preocupadas em se organizar de forma mais eficaz. Talvez estejamos mais próximos delas implantarem modelos de gestão mais enxutos, aplicando metodologias ágeis, como Design Thinking, Scrum, Kanban e Lean”, comentou Lilian.

A pesquisa também contou com 215 participantes revelando as prioridades e principais projetos da área de RH das empresas atualmente. Os programas de liderança estão no topo da lista dos recursos mais utilizados e aparecem em 57% das respostas. Em seguida aparecem avaliação de desempenho e competências em 48% dos resultados e investimentos em projetos e-sociais com 47% das respostas.

O objetivo dos dados foi de conhecer o perfil dos profissionais que participam do RH Que Inspira, um dos maiores grupos brasileiros de recursos humanos no LinkedIn e que possui mais de 50 mil integrantes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.