Os 8 desafios que líderes de TI enfrentarão em 2021

Facilitar o futuro do trabalho e proteger ambiente híbrido está no topo da lista de questões difíceis que os líderes de TI devem enfrentar este ano

Author Photo
10:22 am - 13 de janeiro de 2021

Graças aos tumultuosos eventos do ano passado, em 2021 os profissionais de TI enfrentarão desafios no local de trabalho que nunca viram antes. Não havia nenhum roteiro para levar grande parte da força de trabalho para um local remoto durante a noite, e nenhum para um retorno em grande escala, escalonado ao ambiente híbrido de trabalho pessoal e remoto que a maioria das organizações espera que funcione nos próximos meses.

Leia também: Estresse e distração no home office levam funcionários a cometerem mais erros de cibersegurança

Além de estabelecer as bases técnicas para um novo ambiente de trabalho, os líderes de TI enfrentarão uma série de outros desafios de pandemia neste ano, alguns exclusivos desta era de colaboração à distância e outros contínuos, como equilíbrio de orçamentos e a retenção de talentos.

A seguir, uma olhada em como as prioridades dos líderes de tecnologia mudaram desde o ano passado: em torno da adoção de novas tecnologias, transformação digital, necessidades de contratação e cultura do local de trabalho. Aqui, os líderes de TI explicam como suas organizações se adaptarão e enfrentarão seus desafios mais assustadores no novo ano.

Facilitando o futuro do trabalho

As empresas estão considerando como será o retorno ao local de trabalho, e a logística pós-pandemia precisará incorporar a segurança dos funcionários, tanto física quanto mental. Jeff McCarter, CIO de Serviços Corporativos e Institucionais da Northern Trust, diz que sua empresa aprendeu a ser fluida no planejamento do futuro do trabalho na empresa.

“Começamos a nos mudar para um novo espaço de trabalho de plano aberto no primeiro trimestre de 2020 e quando a pandemia atingiu, parecia um desastre”, diz McCarter. “Mas agora vemos que vai funcionar para nós porque, com o trabalho remoto, só precisamos de um subconjunto de pessoas no escritório em um determinado dia e o espaço foi projetado para essa flexibilidade. Reuniremos as equipes quando precisarem estar juntas, em alguns dias da semana, e usaremos nosso espaço de escritório de forma diferente”.

Joe Lennon, CTO da plataforma de comunicações no local de trabalho Workvivo, diz que o ajuste ao trabalho remoto continuará em um futuro previsível e pode causar tensão mental que requer atenção.

“O impacto de longo prazo de trabalhar em casa está vindo à tona agora, com o capital social de trabalhar no escritório se esgotando”, diz Lennon. “Alguns estão se sentindo exaustos, isolados ou têm dificuldade em encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal nesta nova configuração. Todos nós precisamos encontrar maneiras de recriar a cultura do local de trabalho e a dinâmica do escritório on-line para que os funcionários se sintam conectados e envolvidos. Queremos ter certeza de que os funcionários entendam e se sintam parte da cultura da empresa e alinhados com nossos objetivos para que possam trabalhar de forma eficaz e feliz sob este novo modelo”.

Leia também: 4 características dos CIOs à prova de futuro

Protegendo a empresa híbrida

Mark Angle, CIO da OneStream Software, diz que depois da pandemia, sua empresa, como a maioria das empresas de tecnologia, continuará a abraçar o trabalho virtual. O desafio, diz ele, é como proteger os dados da empresa, independentemente de onde esteja sua força de trabalho, sem fazer com que os funcionários se sintam retidos ou que alguém os esteja zelando.

“Cada vez que começamos a desenvolver uma solução, pensamos: ‘Como isso tornará a vida mais fácil para o funcionário ser produtivo?’. Há meses que pensamos sobre essas questões e nos esforçamos para estar à frente do que está por vir”, ele diz. “Todos os líderes de tecnologia precisam pensar primeiro em permitir a geração de receita e depois a economia de custos. Temos que descobrir como ajudar nossos funcionários a navegar no processo desconexo de volta ao normal que está por vir e fazê-lo de uma forma que seja perfeita o suficiente para colocá-los à frente da concorrência”.

Peter Zornio, Diretor de Tecnologia da Emerson Automation Solutions, diz que suas preocupações com a segurança cibernética incluem ransomware e as vulnerabilidades inerentes de um ambiente de trabalho híbrido no escritório e distribuído.

“Em 2021, as empresas devem realizar uma avaliação honesta e um inventário de sua tecnologia e resiliência da cadeia de suprimentos de uma perspectiva de segurança”, afirma Zornio. “A proteção contra ransomware e outros códigos maliciosos requer novas abordagens e habilidades para ficar à frente da curva em tecnologias de ponta que podem suportar ambientes híbridos de código aberto”.

Mudando o cenário de TI 80/20

Will Keegan, Diretor de Tecnologia da Lynx Software Technologies, diz que os planejadores de TI há muito se preparam para que a tecnologia remota responda por cerca de 20% de sua força de trabalho, com os outros 80% no escritório. Em 2020, esses números foram revertidos.

“Além da funcionalidade VPN, os líderes de TI têm que se comprometer a manter suas redes seguras, apesar da maioria – e em alguns casos a totalidade – da empresa trabalhar em casa durante 2021”, diz Keegan.

Essa mudança levou a uma maior mistura de dados pessoais e corporativos em máquinas remotas, e os hackers se aproveitaram disso. Proteger esses sistemas mistos será uma tarefa difícil em 2021.

“As empresas estão pedindo dispositivos – laptops, tablets e telefones – em que haja uma alocação muito mais refinada de recursos do sistema, dependendo se o funcionário está trabalhando em aspectos comerciais ou pessoais. E os líderes de TI querem controlar esses sistemas remotamente”, diz Keegan.

Os sistemas serão necessários para isolar o ambiente de trabalho dos usuários corporativos de seus ambientes pessoais, protegendo os dados confidenciais da rede e de ameaças internas, acrescenta. As empresas também precisarão monitorar os ativos corporativos e, ao mesmo tempo, permitir backups remotos, atualizações e a capacidade de proteger e desativar os ativos remotos que estão comprometidos – tudo isso enquanto permite que o ambiente de trabalho do usuário opere perfeitamente.

Capacitando-se para roteiros digitais acelerados

Kim Huffman, CIO da Elastic, diz que a pandemia acelerou a evolução das práticas de negócios da empresa, depois que a TI concluiu a mudança para operações remotas e repensou a melhor forma de oferecer suporte às necessidades de tecnologia e bem-estar dos funcionários. Esse era um tema comum para líderes de TI em 2020 e, no próximo ano, avançará o impacto das transformações digitais aceleradas, em particular em torno das combinações de habilidades necessárias para o sucesso.

“A prioridade de negócios de 2021 agora está indo além dos esforços de transformação digital de vários anos para a inovação do modelo de negócios digital, que se concentra em velocidade, flexibilidade e agilidade”, diz Huffman. “A rápida migração para a nuvem e o foco no tempo para obter valor criou uma mudança inesperada nas habilidades que os líderes de TI procuram contratar. Em 2021, além do conhecimento técnico, será uma prioridade encontrar pessoas com capacidade de promover a gestão da mudança, conforme a composição da força de trabalho evolui e a tecnologia necessária evolui com ela”.

Examinando orçamentos de TI

Kris Singleton, CTO da Enseo, diz que 2021 trará consigo um maior escrutínio dos custos das ferramentas de colaboração, e sua empresa estará considerando se alguns sistemas baseados em nuvem devem ser implementados.

“Precisamos avaliar o impacto que ferramentas SaaS como Slack e Zoom estão tendo e se o ROI vale as assinaturas”, diz Singleton. “Também retiramos algumas de nossas ferramentas da nuvem e as transferimos de volta ao local para reduzir custos ou compensar o aumento dos custos de utilização da nuvem em outras áreas. Uma grande questão que precisamos responder nos próximos meses é o benefício líquido da abordagem híbrida – pesando a economia de custos em relação ao aumento dos esforços de manutenção”.

Zornio de Emerson acha que é hora de ver o valor real que está sendo entregue a partir de investimentos em tecnologia avançada, como IA.

“Para que os programas de transformação digital forneçam ROI, você precisa criar programas que tratem de problemas específicos de negócios com resultados mensuráveis, obter a adesão dos proprietários de negócios nas métricas e se envolver com as pessoas que possuem o processo”, diz ele. “Não há espaço para a tecnologia só pela tecnologia. Toda a tecnologia deve ser aplicada para resolver problemas específicos e os funcionários devem ser capacitados e treinados sobre como usá-la”.

Manter o tempo de atividade 24/7

Um ano cheio de incertezas levou as pessoas a exigir maior estabilidade nos sistemas de que precisam para trabalhar remotamente, diz Rob Zelinka, CIO da Jack Henry and Associates. No próximo ano, sua empresa contará com esses sistemas mais do que nunca e também precisa ter fé naqueles que sua empresa comercializa externamente.

“Vivemos em um mundo 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde espera-se que os sistemas estejam disponíveis 100% do tempo”, diz Zelinka. “Não há pontos de bônus para 100% de tempo de atividade. Qualquer coisa menos o coloca em uma posição em que você deve alavancar a confiança que passou anos conquistando com seus clientes. Preferimos alavancar essa confiança para investimentos em produtos e serviços adicionais para ajudar nossos clientes a obter os resultados que seus clientes esperam deles”.

Esgotamento de batalha

Depois de um ano difícil em que um ambiente de trabalho exigente tem sido uma das únicas constantes, as equipes de TI estão enfrentando o cansaço do trabalho, diz Jon Check, Diretor Sênior de Soluções de Proteção Cibernética da Raytheon. É provável que piore em 2021. Mesmo que algumas pessoas voltem ao escritório, a maioria das empresas continuará a exigir maior suporte de TI para funcionários distribuídos. Para se adaptar, Check acredita que os líderes de TI precisam ser proativos e considerar as necessidades de seus colegas enquanto eles continuam a sentir a pressão.

“Para ajudar a combater essa fadiga esperada entre as equipes, os profissionais de TI devem se armar com mentores de vários departamentos para criar um sistema de suporte que incentive a colaboração”, diz Check. “Os líderes de departamento também devem conceder às suas equipes a flexibilidade de se ausentar do trabalho quando necessário e verificar de forma consistente com seus funcionários para garantir que tenham autonomia para priorizar sua própria saúde pessoal e mental. A TI está repleta de discussões frequentes de alto estresse e alto risco, e um bom líder saberá como divulgar essas informações de uma forma eficaz que limite esse estresse o máximo possível para que as equipes superem os desafios à frente – em vez de ser esmagado pela pressão que podem causar”.

Combinando segurança e inovação

Craig Williams, Vice-Presidente e CIO da Ciena, está considerando quais ferramentas serão necessárias para ajudar a força de trabalho de tecnologia a colaborar com segurança no próximo ano, com o objetivo de facilitar a inovação enquanto trabalha em um ambiente híbrido.

“Precisamos identificar um novo conjunto de ferramentas de colaboração para atender às nossas necessidades remotas de desenvolvimento de produtos e envolvimento do cliente, como novos quadros brancos e salas de conferência sem toque e suporte virtual de TI”, diz Williams. “Também veremos as empresas alavancando ferramentas de realidade aumentada para ajudar a habilitar vendas, serviços e funções de suporte. Visto que normalmente não fazem parte da pilha de tecnologia corporativa, exigirá uma boa quantidade de pesquisa, tentativa e erro e ajustes para acertar”.

Williams também acha que veremos novas ferramentas especificamente focadas em permitir que as pessoas trabalhem em um ambiente seguro.

“As empresas vão adotar a tecnologia de saúde necessária, desde algo tão avançado como rastreamento de contato até tão simples como um termômetro, para garantir que seu local de trabalho cumpra os protocolos”, diz ele. “Essas varreduras de saúde podem até começar a se integrar a ferramentas de colaboração como Slack, Teams ou Kloudspot para garantir que cada funcionário tenha as informações de que precisa para se manter saudável. Pode começar a parecer que estamos passando pelo TSA para entrar nos escritórios, mas será necessário fazer isso direito”.

Angle, da OneStream Software, também vê um desafio em medir quem está pronto para retornar ao escritório e quem não está.

“As metodologias usadas para rastrear se as pessoas que chegam ao consultório não estão doentes terão que ser expandidas para incluir o rastreamento do registro de vacinação de uma pessoa para Covid-19”, diz Angle. “Um novo mundo de trabalho em casa vai agora colidir de frente com o desejo de voltar ao escritório. Não será um ou outro, será uma necessidade total de tecnologias que integrem perfeitamente o trabalho de trabalhadores domésticos com funcionários no escritório”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.