Os 3 maiores desafios para desenvolver pessoas (e como superá-los)

Falta de tempo, de recursos e estrutura adequada são alguns dos obstáculos para criar programas de treinamento

Author Photo
9:30 am - 07 de novembro de 2019

Profissionais de qualidade, preparados, motivados e alinhados com a empresa, dedicados à conquista de resultados e à construção de carreiras sólidas em parceria com as organizações onde atuam. Esse tipo de capital humano, base fundamental para o sucesso de organizações que buscam consolidação e expansão no mercado, não é resultado da sorte.

O Treinamento & Desenvolvimento dos colaboradores é o laboratório de talentos de uma empresa, mas também apresenta inúmeros desafios e também tem suas dores. Para capacitar colaboradores e extrair seu máximo potencial, o profissional de T&D precisa se adaptar constantemente às mudanças na tecnologia e no capital humano. No dia a dia, a falta de tempo, de recursos e estrutura adequada são alguns dos obstáculos para criar programas de treinamento, além da dificuldade em gerir resultados e comprovar sua eficácia. Os três maiores desafios são:

Transferência do aprendizado para a prática

84% do que as pessoas aprendem não é aplicado. Então, sob o ponto de vista da empresa, o maior desafio é a transferência do aprendizado para a prática, afinal, é isso que vai justificar os investimentos feitos. É a pressão por resultados. Muitos dos treinamentos que são oferecidos são baseados em conteúdos teóricos, não focados na vida real dos participantes. Por isso, muitas vezes, o conteúdo não está conectado com a prática, tornando o treinamento uma obrigação, e não um aprendizado útil, relevante. Para eliminar essa dor é preciso conectar a aprendizagem com as pessoas, colocando-as no centro de todo o processo e com os objetivos do negócio.

Tempo

Um funcionário que se ausenta de seu posto de trabalho por cinco dias para uma capacitação gera, num primeiro momento, um certo tipo de “perda” para a organização, seja na sobrecarga de outros trabalhadores ou no atraso de determinadas tarefas. Em contrapartida, se o funcionário não é capacitado, perde a oportunidade de trazer melhorias reais para o negócio. Saber equilibrar essa equação é também um dos grandes desafios atuais do T&D, pois todo tipo de treinamento ou capacitação deve trazer resultados que possam ser convertidos em ganhos em algum momento. Isso significa que os treinamentos e capacitações devem trazer conhecimento aplicável, percebido e mensurável, tanto pela equipe quanto pelos gestores.

Custos

Outro dilema enfrentado pelo T&D é chegar a um equilíbrio que permita treinar os funcionários sem aumentar as despesas da empresa, de maneira que o aprimoramento contínuo se torne viável dentro de uma relação custo x benefício. Sabemos o quanto um treinamento pode representar de investimentos para a empresa, especialmente se você pretende capacitar um grande time. É por isso que os treinamentos in company, que são customizados segundo as necessidades de cada organização, estão se tornando cada vez mais importantes. Ao invés de enviar um funcionário para ser capacitado e esperar que ele transmita todo o conhecimento para seus pares, a empresa traz o treinamento para dentro de casa, que será desenvolvido segundo a cultura interna e as reais necessidades de desenvolvimento das equipes, trazendo economia de recursos e aumento do potencial de aplicabilidade dos conhecimentos.

Como resolver?

Para que tudo funcione de maneira plena em uma solução de aprendizagem, é preciso sempre pensar em quem aprende, ou seja, nas pessoas para quem uma solução de aprendizagem é desenhada. Para eliminar essas dores é preciso conectar a aprendizagem com as pessoas, colocando-as no centro de todo o processo e com os objetivos do negócio. Os treinamentos precisam ser customizados de acordo com as necessidades das pessoas que serão treinadas para adquirir novos conhecimentos ou desenvolver determinadas habilidades.

Para isso, um diagnóstico consistente, que avalia cuidadosamente a organização, a performance que se espera de um determinado grupo de indivíduos, a performance atual, o impacto do desempenho dessas pessoas no objetivo da organização e também o contexto no qual essa organização atua, é primordial. Um bom diagnóstico assegura que treinamentos sejam oferecidos somente quando necessário e que os conteúdos essenciais sejam abordados, valorizando o tempo das pessoas e focando naquilo de que realmente necessitam, com objetivos de aprendizagem e métricas estabelecidas.

*Flora Alves é autora dos best-sellers Gamification e Design de Aprendizagem com uso de Canvas (DVS Editora), que estão na lista dos mais vendidos pela Amazon. É designer instrucional e master trainer designada pela ATD (Associação Americana para o Desenvolvimento de Talentos), e dedica sua carreira à pesquisa de novos métodos de aprendizagem.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.