Orient Relógios eleva produtividade em 80% com Fujitsu

Por meio de solução de hiperconvergência da Fujitsu, fábrica registrou economia de 50% de energia e reduziu a necessidade de horas extras do time

Author Photo
11:30 am - 09 de agosto de 2021
Orient

A Orient Relógios da Amazônia, primeira fábrica da tradicional relojoeira Orient fora do Japão, aumentou sua produtividade em 80% e diminuiu em 40% seus gastos com energia elétrica com as soluções de hiperconvergência da Fujitsu, empresa japonesa líder em tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Inaugurada 1978 em Manaus e conhecida pela inovação em relógios automáticos, a companhia conta com mais de 700 funcionários. A cada cinco anos é feita a troca de servidores que suportam as operações da empresa e, com a proximidade do fim da garantia e suporte, a iniciou-se um estudo de mercado para avaliar a hipótese de continuar com o fornecedor antigo ou trocar por tecnologias mais inovadoras.

“Nosso equipamento já estava ultrapassando os 90% de utilização de recursos e a expansão seria complicada e não comportaria o crescimento da empresa”, contou Inaldo Pontes, administrador de redes da Orient. Isso levava à demora na emissão de documentos e forçava o pessoal a fazer hora extra, impedindo o processamento de mais pedidos.

Leia mais: Escritório do futuro: Cogna remodela organização para trabalho híbrido

Em busca de uma solução com alta disponibilidade e escalável, a opção da Fujitsu surgiu por meio da MD Systems, fornecedora de produtos de infraestrutura, segurança e serviços gerenciados. Por fim, a Oriente apostou na Primeflex, solução da Fujitsu baseada em tecnologia hiperconvergente, que resulta em um sistema integrado e eficiente.

O ambiente de trabalho mais rápido melhorou a produtividade dos funcionários em cargas de processamento críticas. “No último ano registramos um crescimento do faturamento de 10 a 15%. A empresa alavanca as vendas com estratégias comerciais, mas a infraestrutura tecnológica ajudou muito”, acrescentou Pontes.

Segundo o executivo, a escolha se deu por ser a melhor relação custo-benefício do mercado e pela transição antecipada em seis semanas, que permitiu migrar os equipamentos sem interferir na atividade diária da empresa.

“Tivemos uma melhoria imediata de performance de aproximadamente 80% de redução de tempo com tarefas como cálculos, emissão de pedidos e notas fiscais. Graças à maior velocidade de processamento, o departamento de contabilidade deixou de fazer horas extras, o que acontecia de uma a 2 vezes por mês e às vezes aos sábados”.

Além disso, ele compartilha que a manutenção tornou-se mais simples e agilizou o trabalho do departamento de TI, ocupando menos espaço no rack, passando de 16U para somente 2U. Em consumo de energia, a redução está em torno de 40 a 50%.

O Primeflex for VMware vSAN é um sistema integrado que simplifica a implantação de uma infraestrutura de TI baseada em VMware, sendo administrado através da ferram de Software Infrastructure Manager da Fujitsu, em conjunto com o vCenter.

O sistema integrado combina os servidores x86 Fujitsu Primergy CX400 de alta densidade, processamento e armazenamento definidos por software da VMware para configurar uma infraestrutura virtual de alto desempenho, confiável e eficiente em termos de espaço, consumo elétrico e dissipação de calor no datacenter.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.