Organizações de saúde estão em estágios iniciais de adoção de nuvem

Setor se encontra atrás da média global de outras indústrias, segundo pesquisa da Nutanix

Author Photo
1:57 pm - 16 de março de 2022

Organizações de saúde se encontram nas fases iniciais da adoção de nuvem, colocando-as atrás da média global entre outras indústrias, segundo o relatório “Enterprise Cloud Index (ECI)”, realizado pela Nutanix. O estudo ouviu 1.700 tomadores de decisão de TI em todo o mundo.

O estágio inicial de adoção da tecnologia, entretanto, sinaliza crescimento exponencial para a indústria. Espera-se que a adoção salte de 27% para 51% nos próximos três anos.

Apesar de o multicloud ser a arquitetura de TI dominante em uso no mundo todo, entre os respondentes da pesquisa na área de Saúde apenas 30% dizem que a nuvem privada é o modelo de implantação de TI mais comum. Na avaliação do estudo, esse relativo atraso pode estar relacionado ao fato de o setor ser altamente regulamentado, o que implica em cobranças específicas de segurança, privacidade e conformidade dos dados.

Leia mais: 88% das operadoras possuem planos para avançar Edge Computing

Para as organizações de Saúde, a complexidade do gerenciamento entre fronteiras da nuvem continua sendo um grande desafio, com 92% dos entrevistados concordando que o sucesso requer um gerenciamento mais simples em infraestruturas multicloud.

Na visão de 80% dos entrevistados, mover uma carga de trabalho para um novo ambiente de nuvem pode ser caro e demorado. Eles citam a segurança (48%) como o principal motivo da mudança, superando a média global (41%), seguido por obter o controle da aplicação (38%), e melhora do desempenho (36%).

“O multicloud veio para ficar, mas a complexidade e os desafios permanecem à medida que as regulamentações impulsionam as decisões de implementação de TI de muitas organizações de Saúde”, diz Joseph Wolfgram, CTO de Healthcare na Nutanix. “Independentemente de onde eles estejam em suas jornadas multicloud, a evolução para uma infraestrutura de TI multicloud híbrida que abrange uma mistura de nuvens privadas e públicas com interoperabilidade está em andamento e é necessária para o sucesso das organizações de Saúde”.

Continuidade dos negócios

Outro dado relevante apontado pela pesquisa evidencia a preocupação da TI em alinhar as expectativas com as áreas de negócios. 84% dos entrevistados dizem que atualmente não possuem as habilidades de TI necessárias para atender às demandas de negócios. Dessa forma, a simplificação das operações provavelmente será um foco para muitos no próximo ano.

O foco na continuidade dos negócios e na recuperação de desastres está ajudando a impulsionar a adoção da nuvem, com os profissionais de TI da área indicando a intenção de usar os serviços de nuvem pública como infraestrutura de TI complementar à qual podem fazer failover para melhorar os níveis de continuidade de negócios e as configurações de recuperação de desastres (BC/DR).

As principais prioridades de TI na área de Saúde para os próximos 12 a 18 meses incluem a adoção do 5G (47%), serviços baseados em AI/ML (inteligência artificial e machine learning) (46%), melhoria de BC/DR (45%) e gerenciamento multicloud (44%).

Os entrevistados também disseram que a pandemia do COVID-19 os estimulou a aumentar seus gastos com TI em certas áreas, tais como o reforço da postura de segurança (62%), a implementação de tecnologia de autoatendimento baseada em IA (60%) e a atualização da infraestrutura de TI existente (48%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.