Um terço das organizações já adota Network as a Service

Segundo IDC, empresas buscam NaaS para facilitar a incorporação de novas tecnologias e impulsionar negócios

Author Photo
2:53 pm - 20 de maio de 2022
Imagem: Shutterstock

As redes como serviço (Network as a Service – NaaS) têm ganhado maior atenção entre as empresas. Segundo estudo do IDC, encomendado pela Aruba, um terço dos executivos afirmam que suas organizações já adotam o modelo no qual hardware e software de rede são consumidos como serviço. Foram ouvidos 1.100 executivos de 11 países para o estudo.

Entre as principais razões para a adoção de NaaS estão a facilidade para incorporar novas tecnologias; implantação mais rápida de novos recursos e funcionalidades; e redução de custos de manutenção e suporte.

Leia também: 80% dos executivos no Brasil pagariam resgate se afetados por ransomware

“Tradicionalmente as próprias organizações desenvolvem e operam uma infraestrutura de TI dentro de seus escritórios, mas elas estão percebendo que para usufruírem de tecnologias mais avançadas, principalmente com a chegada do Wi-Fi 6 e 5G, faz mais sentido adotar o modelo NaaS”, afirma o gerente de Engenharia de Sistemas da Aruba, Flávio Póvoa. “Dessa forma, as empresas estarão sempre com a infraestrutura atualizada e otimizarão recursos de investimento para essa finalidade”, completa.

Póvoa destaca também como vantagens da migração para o NaaS a mobilidade do trabalho híbrido. “A emergência dos dispositivos IoT e BYOD, a altíssima velocidade atual da inovação que requer atualização constante de hardware e software – tudo isso é melhor suportado por NaaS”, diz.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.