Oracle leva big data para a produção musical

Dudu Borges, produtor musical de 34 anos responsável por grandes sucessos como Ai Se Eu Te Pego, de Michel Teló, nunca imaginou usar a tecnologia para ajudá-lo na criação de músicas. Até que ele foi convidado pela Oracle para recriar um grande sucesso do cantor colombiano Maluma usando uma solução de social, analytics e big data da fabricante.

“Antes, eu não sabia como usar a tecnologia. Agora, não sei como não usar”, brincou Borges em coletiva de imprensa em São Paulo na noite desta quinta-feira (4/5) para falar do projeto. Ele disse que, até então, não buscava recursos tecnológicos do tipo simplesmente por não conhecê-los. “Quando comecei a pilotar a tecnologia da Oracle vi que tudo o que estava lá de alguma forma eu já fazia em dez anos de carreira”, comentou.

Basicamente, a tecnologia permitiu que ele olhasse para mais de 1 mil bases na internet, como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, e buscasse palavras do momento para recriar uma música de Maluma com a participação da dupla Bruninho & Davi, de acordo com os interesses e comentários do público na web. Tudo começou há cinco dias, quando ele, os cantores e a Oracle convidaram fãs a comentar por meio de hashtags, ritmos, melodias e instrumentos preferidos.

Carmela Borst, vice-presidente de Marketing da Oracle para a América Latina, listou os números obtidos a partir das interações. Segundo ela, foram mais de 36 milhões de pessoas alcançadas na América Latina, sendo 5 milhões delas falando especificamente sobre Borges. Nos primeiros dias do projeto foram processadas mais de 3 milhões de mensagens.

“Identificamos, por exemplo, que bateria, violão e piano foram os instrumentos mais citados. Sobre os ritmos musicais preferidos, em primeiro lugar apareceu o pop”, comentou, ressaltando o forte engajamento dos fãs no projeto sem antes mesmo do lançamento da música, previsto para daqui 15 dias.

Borges contou que a ferramenta o ajudou não só a mapear palavras recorrentes nas postagens dos internautas, como também o sentimento deles. “A dupla Bruninho & Davi tem baixíssima taxa de rejeição”, exemplificou até explicando o fato de eles terem sido os escolhidos para dar voz à música.

É um novo jeito de fazer música, assegurou Borges, e para ele o fato de contar com uma tecnologia para apoiar o processo de produção não inibe sua criatividade. “Ao contrário, me ajuda muito”, assegurou.

Big data sem cientista de dados
Borges comentou que o uso da ferramenta da Oracle é simples e intuitivo e, por isso, rapidamente ele iniciou os trabalhos de avaliação na rede. Questionada pelo IT Forum 365 sobre se a ferramenta habilita que qualquer pessoa use o poder do big data sem precisar ser um cientista de dados, Carmela concordou com a afirmação. “Usamos e podemos ser cientistas de dados, saindo do campo da percepção. Podemos ser todos cientistas de dados”, finalizou.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago