Oracle lança o programa ONE para formação de jovens em tecnologia

Para Rodrigo Galvão, presidente da empresa, o programa é a resposta para capacitar pessoas que não tem oportunidades.

Author Photo
4:45 pm - 17 de dezembro de 2019
Evento de lançamento aconteceu no espaço Casa Oracle, um ambiente destinado para clientes, colaboradores, startups, comunidades, estudantes, professores e parceiros inovarem e discutirem problemas.
O projeto ONE (Oracle Next Education) nasce para gerar desenvolvimento pessoal e profissional para jovens. O mundo tem mudado rapidamente e exige novas habilidades alinhadas com a evolução e dinamismo do mundo da tecnologia, que move todos os setores da economia. Por isso, aprender como se posicionar, ampliar conhecimentos de TI, incentivar o espírito de empreender com novas ideias e projetos são temas-chave que sustentam o programa.

As principais etapas do ONE compreendem capacitação e conexão com empresas aliadas interessadas em recrutar esses novos talentos. A formação contará com treinamento on-line de aproximadamente 450 horas disponíveis para obter conteúdo técnico em TI, aptidões essenciais para aprimorar a comunicação, como se preparar para o mercado de trabalho e práticas de como inovar. Já sobre o tema de conexão, a ideia é que clientes e parceiros possam considerar os participantes do ONE em eventuais processos seletivos, já que o mercado de trabalho está sempre em busca dos profissionais do futuro.

O Gap de profissionais de TI no Brasil é de 24 mil/ano, para a Oracle o futuro não é incerto. Para o VP de Marketing da empresa, Gabriel Vallejo, o impacto da tecnologia nos obriga a repensar muitas coisas, e a Oracle quis repensar seus números focando em educação. “Queremos preparar as pessoas para o mercado de trabalho” complementa.
O projeto é mais do que capacitação, é uma plataforma de educação e empregabilidade para formar e também posicionar os profissionais do futuro. O objetivo da empresa é impactar 3 mil jovens nos primeiros dois anos, e depois expandir o programa para chegar a 30 mil pessoas.
Para participar é preciso ter mais de 18 anos e ser entusiasta de tecnologia. A empresa vai buscar jovens das periferias de São Paulo e o valor da capacitação é de 99 reais, ou 6x de 16,50. “Colocamos um valor simbólico para engajar os jovens, nas nossas pesquisas percebemos que iniciativas como essa que são gratuitas tem uma evasão muito grande, e esse não é nosso objetivo” disse Gabriel.
Mas a empresa não está sozinha nessa caminhada, o ONE é idealizado pela Oracle e conta com apoiadores importantes a fim de levar ao público interessado todos os recursos necessários para o desenvolvimento de suas carreiras profissionais. São eles: Alura, CIEE, Cogna Gerdau, Bayer e Easynvest.
A Cogna Educação, uma das principais organizações educacionais do mundo, formada pelas instituições Kroton, Platos, Saber e Vasta Educação/Somos Educação, disponibilizará laboratórios de computação conectados à internet, em oito das unidades da Anhanguera Educacional, localizadas na Grande São Paulo, para os participantes inscritos no programa que não possuam estes recursos. Além disso, os alunos das faculdades Kroton inscritos dos cursos de tecnologia também poderão se beneficiar do projeto.

Com o apoio do CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola, o ONE ganha ainda mais visibilidade com a divulgação das inscrições para os estagiários ligados à instituição. Já a Alura é um dos aliados do programa e disponibilizará todo o acesso ao conteúdo do ONE por meio da maior plataforma de cursos on-line de tecnologia do Brasil.

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, entra nessa parceria na fase de inserção no mercado de trabalho. A Easynvest, maior plataforma de investimentos independente do Brasil com mais de 1 milhão de clientes, completará a última etapa do ciclo, com potenciais contratações desses profissionais capacitados.
“A disrupção afetou o mercado de trabalho e ela só está começando. Existe muita oportunidade em TI e existem milhões de desempregados no país. O ONE é a resposta para capacitar pessoas que não tem oportunidades.” disse Rodrigo Galvão ao final do lançamento. “Nós criamos essa rede para entregar educação com profundidade e o ciclo completo, no final essas pessoas precisam estar empregadas.” finalizou o Presidente da Oracle.
Para se inscrever, o participante precisa ter, no mínimo, 18 anos, e preencher o formulário on- line, optar pelo modelo de pagamento adequado e começar e acompanhar a grade dos treinamentos. As inscrições são limitadas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.