Notícias

Oracle expande programa de educação na América Latina

Devido à escassez de profissionais com formação em tecnologia para ocupar as posições de trabalho disponíveis na América Latina, a Oracle decidiu expandir seu programa de formação em tecnologia, o ONE (Oracle Next Education). A partir desse mês, o programa passará a fronteira do Brasil e contará com uma quantidade de vagas exponencialmente maior que os primeiros anos, com um conteúdo totalmente gratuito. A ação visa contribuir para a criação de oportunidades de trabalho, formação de futuros profissionais e o desenvolvimento social.

As inscrições estarão abertas ainda em novembro para acessar a plataforma com cursos estruturados de formação em competências tecnológicas com duração de seis meses. Após a graduação, o ONE viabilizará uma rede de negócios para gerar oportunidades de trabalho em empresas reconhecidas pelo mercado e parceiras do programa.

Entre os parceiros da Oracle estão: Bayer, Brain, Sada, Sky.one, St. Marche, Syngenta, Tech Data, Expert, Ecomex, Infinity fazem parte dessa rede. Como apoiadores, Alura, Acate, All Cubo, Anhanguera, CIEE, Instituto Grupo Boticário, Instituto MRV, Meu Futuro Digital, Movimento Brasil Digital, Ref, Sucesu PR.

Lançado no Brasil em 2019, o ONE impactou 4.500 estudantes cursando as diversas disciplinas online. A previsão de crescimento na América Latina é de 8% este ano, enquanto, atualmente, há cerca de 23 milhões de jovens entre 15 e 24 anos de idade que não trabalham ou estudam na região. Com essa perspectiva, a empresa espera investir na formação de mais de 40 mil alunos até o final do ano fiscal da Oracle, em maio de 2022. No Brasil, a expectativa é de 14.200.

Na nova edição, o programa terá turmas fixas, com datas de início e de conclusão. O curso de 330 horas que já contava com disciplinas como lógica de programação, Java Jr, front-end e empreendedorismo foi aprimorado e agora traz conteúdos como MySQL em OCI, Python para Data Science e Primeiros Passos com Infra.

Para selecionar os alunos, a Oracle criou alianças com ONGs renomadas que irão auxiliar na seleção de talentos, levando em consideração dois requisitos: ter mais de 18 anos e não poder pagar os estudos em uma instituição de ensino. A ONG Junior Achievement, que atua em mais de 100 países ao redor do mundo e beneficia mais de 10 milhões de alunos a cada ano com seus vários programas, se juntou como a organização educacional sem fins lucrativos com a maior experiência.

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

16 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

18 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

20 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

21 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

21 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

22 horas ago