Oracle expande programa de educação na América Latina

Oracle ONE será 100% gratuito. Expectativa da empresa é que 40 mil alunos se formem até maio de 2022

Author Photo
6:11 pm - 11 de novembro de 2021

Devido à escassez de profissionais com formação em tecnologia para ocupar as posições de trabalho disponíveis na América Latina, a Oracle decidiu expandir seu programa de formação em tecnologia, o ONE (Oracle Next Education). A partir desse mês, o programa passará a fronteira do Brasil e contará com uma quantidade de vagas exponencialmente maior que os primeiros anos, com um conteúdo totalmente gratuito. A ação visa contribuir para a criação de oportunidades de trabalho, formação de futuros profissionais e o desenvolvimento social.

As inscrições estarão abertas ainda em novembro para acessar a plataforma com cursos estruturados de formação em competências tecnológicas com duração de seis meses. Após a graduação, o ONE viabilizará uma rede de negócios para gerar oportunidades de trabalho em empresas reconhecidas pelo mercado e parceiras do programa.

Entre os parceiros da Oracle estão: Bayer, Brain, Sada, Sky.one, St. Marche, Syngenta, Tech Data, Expert, Ecomex, Infinity fazem parte dessa rede. Como apoiadores, Alura, Acate, All Cubo, Anhanguera, CIEE, Instituto Grupo Boticário, Instituto MRV, Meu Futuro Digital, Movimento Brasil Digital, Ref, Sucesu PR.

Lançado no Brasil em 2019, o ONE impactou 4.500 estudantes cursando as diversas disciplinas online. A previsão de crescimento na América Latina é de 8% este ano, enquanto, atualmente, há cerca de 23 milhões de jovens entre 15 e 24 anos de idade que não trabalham ou estudam na região. Com essa perspectiva, a empresa espera investir na formação de mais de 40 mil alunos até o final do ano fiscal da Oracle, em maio de 2022. No Brasil, a expectativa é de 14.200.

Na nova edição, o programa terá turmas fixas, com datas de início e de conclusão. O curso de 330 horas que já contava com disciplinas como lógica de programação, Java Jr, front-end e empreendedorismo foi aprimorado e agora traz conteúdos como MySQL em OCI, Python para Data Science e Primeiros Passos com Infra.

Para selecionar os alunos, a Oracle criou alianças com ONGs renomadas que irão auxiliar na seleção de talentos, levando em consideração dois requisitos: ter mais de 18 anos e não poder pagar os estudos em uma instituição de ensino. A ONG Junior Achievement, que atua em mais de 100 países ao redor do mundo e beneficia mais de 10 milhões de alunos a cada ano com seus vários programas, se juntou como a organização educacional sem fins lucrativos com a maior experiência.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.