Oracle e AWS integram tecnologia para oferecer Oracle Database na nuvem da Amazon
Oracle Database@AWS simplifica a migração de bancos de dados empresariais para a nuvem, integrando tecnologias das duas gigantes
A Oracle e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram, nesta segunda-feira (09), uma nova integração que permitirá aos clientes utilizar o Oracle Autonomous Database e o Oracle Exadata Database Service diretamente na infraestrutura da AWS.
A iniciativa, chamada de Oracle Database@AWS, visa simplificar a migração de dados e a gestão de cargas de trabalho empresariais para a nuvem, além de oferecer melhorias em agilidade e segurança. Anteriormente, a Oracle já havia fechado parcerias similares com a Microsoft Azure e Google Cloud.
O Oracle Database@AWS oferece uma experiência integrada entre a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e a AWS, facilitando a administração de banco de dados, o faturamento e o suporte ao cliente. Além disso, a nova oferta possibilita que as empresas conectem seus dados em bancos de dados Oracle a aplicativos executados na AWS, como Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) e serviços de inteligência artificial e machine learning, como o Amazon Bedrock.
Veja também: NetSuite aposta em IA para se tornar uma extensão “natural” do trabalho
De acordo com a AWS, o serviço facilita a migração de clientes para a nuvem e a modernização de ambientes de TI, oferecendo benefícios como integração automática entre bancos de dados Oracle e serviços de análise da AWS para insights rápidos e seguros, opções de migração ágeis com ferramentas comprovadas, aquisição simplificada via AWS Marketplace, suporte unificado de AWS e Oracle, além de integração fácil com o Amazon S3 para backup, restauração e recuperação de desastres.
O Oracle Database@AWS será lançado em prévia ainda este ano e estará disponível na versão completa em 2025.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!