ONG Redes da Maré usa chatbot para distribuir 40 mil cestas básicas no Rio de Janeiro

Organização utilizou solução da Infobip para realizar comunicação com as famílias durante isolamento social e distribuir cestas básicas

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7:00 pm - 02 de dezembro de 2021
ong

Mais de 40 mil cestas básicas distribuídas na cidade do Rio de Janeiro. Esse foi o resultado de uma parceria entre a ONG Redes da Maré, que promove a inclusão social no conjunto de favelas da Maré, com a Infobip, plataforma de comunicação omnichannel.

A ação foi promovida ao longo do ano de 2020, no contexto da pandemia da Covid-19. A parceria entre as organizações foi iniciada após buscas da Redes da Maré por parceiros de tecnologia para a implementação de uma campanha que mitigasse os impactos da pandemia em comunidades locais e ajudasse no suprimento das necessidades da população.

Na parceria, a Infobip habilitou a promoção de uma comunicação em múltiplos canais, incluindo um chatbot no WhatsApp Business da ONG, por meio da plataforma Answers. A partir dessa solução tecnológica, as perguntas enviadas pelos moradores, com a finalidade de atualizar ou criar cadastros, foram automatizadas.

O chatbot também possibilitou um atendimento prévio às pessoas e, em seguida, o processo para a entrega dos alimentos era concluído. Para que todos os moradores da Maré fossem contemplados, a ferramenta também permitiu que as mensagens fossem alteradas de acordo com diferentes contextos e de modo rápido.

Segundo Luna Arouca, coordenadora da Redes da Maré, “a flexibilidade da plataforma, que nos permite adicionar novas temáticas e fluxos de trabalho no chatbot, foi fundamental, pois facilitou muito o nosso processo. Em termos de estrutura, de tecnologia e de atendimento às nossas demandas, a parceria com a Infobip foi excepcional”.

Além dessa campanha, o chatbot foi utilizado para promover outros anúncios sobre a prevenção contra a Covid-19. Por meio de anúncios realizados em disparos automáticos, mais de 36 mil jovens das comunidades foram vacinados contra a doença. Várias problemáticas que envolvem demandas jurídicas, educacionais, sociais e de saúde também foram iniciadas com a ONG por meio da ferramenta no WhatsApp.

“Essa solução nos trouxe, principalmente, capilaridade. Pessoas que não apareceriam na porta da Rede para falar sobre algo, como uma situação de violência, agora entendem o WhatsApp como uma porta segura para buscar ajuda. Ele nos deu a possibilidade de chegar em lugares que nós nunca tínhamos conseguido chegar”, afirma Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré.

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