Onda global de sequestros de DNS ronda empresas

Pesquisas iniciais da FireEye sugerem que campanha surgiu no Irã

Author Photo
9:14 am - 17 de janeiro de 2019

As equipes de Resposta a Incidentes e Inteligência da FireEye, empresa de segurança liderada por inteligência, identificaram uma onda de sequestros de Domain Name System (DNS), espécie de malware que substitui a configuração TCP/IP de um computador para um servidor DNS malicioso.

Os redirecionamentos de DNS afetaram dezenas de domínios pertencentes a entidades governamentais, de telecomunicações, provedores de infraestrutura de Internet e instituições comerciais localizadas no Oriente Médio, na África, Europa e América do Norte. A campanha tem como alvo vítimas em todo o mundo, em uma escala praticamente sem precedentes, com alto grau de sucesso.

Pesquisas iniciais sugerem campanha iraniana

Embora a atividade não tenha sido vinculada ainda a nenhum grupo monitorado e a análise de atribuição para a atividade esteja em curso, as evidências técnicas iniciais sugerem que o ator ou os atores responsáveis tenham uma ligação com o Irã.

As informações confidenciais capturadas das entidades visadas seriam de interesse do governo iraniano, com baixo valor financeiro. A campanha emprega algumas táticas tradicionais, mas diferencia-se de outras atividades típicas aplicadas pelos iranianos, pois alavanca o sequestro de DNS em escala.

O(s) ciberatacante(s) utiliza(m) diferentes técnicas para obter uma posição inicialmente e dar sequência à exploração, dependendo do alvo visado. As manipulações de registros de DNS são sofisticadas e podem não ser exclusivas de um único agente de ameaça, uma vez que a atividade abrange prazos, infraestrutura e provedores de serviços distintos. Mesmo que um invasor não consiga obter acesso direto à rede de uma organização, ele ainda pode roubar informações valiosas.

Como se prevenir?

É necessário que algumas táticas sejam implementadas para que uma organização esteja fortalecida>

  • Adicionar autenticação multifator no portal de administração do seu domínio
  • Validar as alterações dos registros A e NS
  • Procurar por certificados SSL relacionados ao domínio e revogar todos os certificados maliciosos
  • Validar os IPs de origem nos logs do OWA / Exchange
  • Realizar uma investigação interna para avaliar se os invasores obtiveram acesso ao ambiente
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.