Onboarding: como fazer mesmo durante o trabalho remoto

Por conta das barreiras impostas pela quarentena, os materiais de comunicação são cruciais para uma integração organizacional

Author Photo
5:00 pm - 09 de abril de 2020
onboarding onboarding

O onboarding, também conhecido como integração organizacional, é o processo de apresentação e capacitação de novos profissionais aos objetivos e cultura de uma empresa. Ele começa no processo de recrutamento, e olhando o cenário atual, com a implementação do trabalho remoto nas empresas, esse processo ganha um peso ainda maior.

Ainda na fase de recrutamento, além de identificar as habilidades dos candidatos, é fundamental identificar os princípios dos profissionais que deverão estar alinhados com os da organização e do perfil da gestão.

O ponto mais importante do onboarding é o aculturamento, processo em que é apresentada a cultura organizacional ao novo colaborador, bem como os princípios organizacionais como missão, visão e valores.

Por conta da distância física, o home office faz com que a transmissão desses princípios seja mais difícil. Sendo assim, nesse momento, os materiais de comunicação são cruciais – os vídeos institucionais são meios efetivos para transmitir a cultura e os valores da organização. Contudo, é importante que eles estejam consolidados e atualizados.

Do ponto de vista da execução do trabalho, é fundamental que a empresa garanta uma infraestrutura adequada para o funcionário já no primeiro dia. Garantir que ele tenha os equipamentos e ferramentas necessárias como notebook, e-mail, sistemas e outros acessos essenciais para realizar as suas atividades.

É muito importante também que seja pré-estabelecido quem será a pessoa que o auxiliará durante sua ingressão, como uma espécie de mentor. Geralmente, essa recepção é feita pela área de Recursos Humanos, contudoé preciso criar canais cruzados, principalmente durante o home office, no qual o funcionário, além do seu gestor, possa ter contato com outros gestores da organização. O ideal é ter um canal aberto que não seja somente o próprio gestor, oferecer todo o suporte necessário de comunicação e feedbacks, não somente no início, mas durante toda a jornada do funcionário dentro da organização.

Outro fator essencial são as ferramentas, principalmente as virtuais. É adequado que a empresa ofereça um treinamento aos funcionários de como usar e otimizar todos os benefícios que as ferramentas possibilitam, como se comunicar com as equipes, realizar projetos e criar apresentações, por exemplo.

São atitudes como essa que contribuem para a retenção dos talentos, para o aceleramento do desempenho e das entregas dos funcionários, além de aumentar a satisfação do profissional com a organização.

*Raphael Falcão é diretor da Hays no Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.