Mais lidas
1

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

OLX quer aprimorar experiência de compra, muito além do digital

CEO Andries Oudshoorn fala sobre o desafio da empresa e como está mudando a estratégia para conquistar esse objetivo

Redação
08:04 am - 01 de abril de 2019
Divulgação

Não faz muito tempo, a forma mais usada para anunciar a venda de um produto era por meio dos famosos classificados do jornal. O digital, no entanto, revolucionou esse formato e hoje pode-se vender e comprar de tudo na internet. Atuando nesse mercado há nove anos, a OLX começou pequena e hoje soma mais de meio milhão de anúncios novos em seu site todos os dias, além de fomentar mais de 2 milhões de vendas por mês, cerca de 50 por minuto.

Com presença em 45 países e tendo como acionistas o sul-africano Naspers e o grupo norueguês Schibsted, a OLX no Brasil registra rápido crescimento e em 2018, o primeiro ano em que a OLX foi lucrativa, somou receita de R$ 132 milhões, salto de quase 70% em comparação com o ano anterior, e 10% de margem EBITDA.

Os bons resultados estão sendo revertidos para melhoria dos negócios. Em 2019, a empresa investirá R$ 250 milhões na operação brasileira, aumento de 25% em comparação com 2018. “Direcionaremos esse montante especialmente em tecnologia e recursos humanos”, revela o CEO da OLX, Andries Oudshoorn.

Os esforços, conta, estão em aprimorar e facilitar a negociação dos produtos anunciados, não só no digital como também no analógico. “Quando olhamos o processo todo, a parte difícil não é o marketplace e, sim, o off-line. É um desafio porque é mais complexo, mas é uma oportunidade grande para gerar valor e estar mais próximo da transação”, diz o executivo.

O modelo de negócios da OLX estimula todo o processo de venda no digital, mas a empresa não processa pagamento, deixando para que as partes interessadas negociem a melhor forma de se pagar e receber pelo produto usando o chat da plataforma. “Somos 100% grátis para o usuário particular e sustentamos nossos negócios com assinatura de pessoas jurídica”, explica o CEO.

Oudshoorn conta que a empresa está trabalhando em formas de resolver fricções do mundo off-line por meio de parcerias. Um dos exemplos está na compra de carros pela plataforma. Em parceria com bancos, é possível validar a compra do automóvel e simular o financiamento diretamente no site. Outro exemplo é o Compra e Venda Protegida Itaú, serviço que guarda o valor negociado do carro enquanto o documento é transferido e o veículo é entregue para o novo dono.

Um serviço que está no forno, adianta ele, é o de inspeção da parte técnica dos carros. “Teremos despachantes para ajudar na transferência dos veículos e outras partes de processos automatizado, executando o trabalho sempre com parceiros.”

Cultura sustentável

Uma das missões da OLX no Brasil, assinala o executivo, é mudar a cultura brasileira para a venda de produtos usados, promovendo um modelo contínuo de sustentabilidade. “Em 2010, identificamos um mote de acumular. Em 2019, é desapegar. As pessoas estão vendo que acumular não é bom para o meio ambiente e para a economia.” Com a proposta de estender a vida útil do produto, a OLX informa que conseguiu poupar 5,7 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera em 2017.

Oudshoorn entende que a cultura do brasileiro de comprar e vender usados está começando a ganhar força e a plataforma da OLX tem sido aprimorada constantemente para facilitar o processo, em um formato totalmente ‘mobile friendy’, já que 80% do tráfego da OLX é no mobile. “As pessoas acham que não têm nada para vender, mas todo mundo tem uma roupa, uma bicicleta… Queremos tornar esse um hábito recorrente.”

Combatendo fraudes

Apesar de a OLX conectar pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida e não participar ou interferir nas negociações, o site não está imune de fraudes de anunciantes.

Questionado sobre esse fator, Oudshoorn revelou que a empresa trabalha na educação para reduzir ou eliminar as chances de fraudes. São várias as frentes, segundo ele. Com tecnologia, a empresa consegue remover anúncios que infringem as regras. O usuário também pode fazer uma denúncia anônima clicando em “Denunciar” na página do anúncio ou pelo chat.

“Também orientamos as pessoas a buscar lugares seguros para fazer suas transações e olhar o produto antes de pagar. As pessoas querem fazer bons negócios, mas sempre tem alguém querendo se aproveitar da situação e, assim, pessoas caem em golpes. Também temos muitas tecnologias para pessoas denunciar comportamento estranhos”, finaliza ele.

*A jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da OLX

Tags:
OLX
Em alta

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados