Olimpíadas: primeiro-ministro francês alerta para inevitabilidade de ciberataques
Gabriel Attal informou que a França será um alvo e sofrerá ciberataques, destacando que o foco principal do governo é limitar o impacto desses ataques
O primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, afirmou nesta quinta-feira (25) que os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 serão alvos inevitáveis de ciberataques, e que o governo está comprometido em minimizar os danos potenciais dessas ameaças.
“Estamos na mira. Ciberataques acontecerão. O essencial é reduzir o impacto deles”, declarou Attal durante uma coletiva de imprensa na sede da agência de segurança cibernética da França, a ANSSI.
Attal reiterou sua mensagem em uma publicação na plataforma de mídia social X, afirmando que “estamos fazendo de tudo para proteger os franceses, os milhões de espectadores de todo o mundo, os atletas, os sites esportivos e nosso espaço digital”. Ele destacou que a França é um alvo “mais do que nunca”, mas que está pronta para enfrentar os desafios.
Leia também: 5 tecnologias que vão mudar o jogo nas Olimpíadas de Paris 2024
O primeiro-ministro também expressou gratidão às equipes de segurança da Agência Nacional de Segurança de Sistemas de Informação da França, que se reuniram na quinta-feira, elogiando seu comprometimento e expertise.
Os desafios tecnológicos para as Olimpíadas de Paris foram evidenciados recentemente por uma falha global que afetou a empresa CrowdStrike, causando interrupções em transmissões televisivas e deixando clientes sem acesso a serviços cruciais, como saúde e bancos. Essa falha também impactou algumas operações dos organizadores dos Jogos.
A cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2024 está marcada para começar na sexta-feira, 26 de julho, e se estenderá até 8 de agosto. Após o término das Olimpíadas, as Paralimpíadas de Paris 2024 terão início em 28 de agosto e irão até 8 de setembro.
*Com informações da Reuters e do CyberNews
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!