Oktoberfest utiliza câmeras com IA para reforçar segurança

Segundo organização do evento, soluções teriam ajudado a reduzir em 68% furtos de celular; 180 câmeras foram instaladas no local

Author Photo
8:45 am - 14 de outubro de 2022

Para reforçar a segurança do Oktoberfest em Blumenau (SC), o evento – que começou no dia 5 de outubro e segue até 23 do mesmo mês – apostou em uma infraestrutura de câmeras de vigilância com Inteligência Artificial embarcada. As 180 câmeras da Intelbras foram instaladas no perímetro do Parque Vila Germânica, número 20% maior que o da última edição.

Segundo a fabricante, esses equipamentos contam com tecnologia de imagem e inteligência artificial que, em conjunto com o software de monitoramento Defense IA, fazem o reconhecimento facial dos visitantes, auxiliando na identificação e busca de pessoas. Leandro Eustáquio, Gerente do segmento de CFTV IP na Intelbras, diz que em dois anos as tecnologias que suportam as soluções deram um grande salto na qualidade das imagens capturadas.

“No passado, as câmeras eram capazes de reconhecer 12 faces por segundo, e agora são 40 faces. A inteligência artificial também melhorou muito, sendo capaz identificar outras características de um indivíduo. Tudo isso facilita a busca em caso de uma ocorrência ou para ajudar uma pessoa que necessita de assistência”, explica.

Na análise da Intelbras, o uso da tecnologia teria ajudado na redução no furto de celulares, com uma queda de 68% em comparação com o mesmo período da última edição, em 2019.

Além das câmeras instaladas, os supervisores da Minister, integradora responsável pelos equipamentos de segurança da festa, utilizam a câmera operacional portátil da Intelbras, que identifica rapidamente uma situação e consegue registrar o ocorrido — facilitando a tomada de decisão e o esclarecimento de eventos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.