Oi leva conexão 5G e rede wi-fi para o Rock in Rio

Esta será a primeira edição em que o público de qualquer operadora poderá se conectar a rede de internet gratuita em todas as áreas do evento

Author Photo
12:35 pm - 27 de setembro de 2019

A 20ª vigésima edição do Rock in Rio, cujos shows começam nesta sexta, será palco de uma ação desenvolvida pela operadora Oi para garantir cobertura de internet sem fio a todo o público, estimado em mais de 700 mil pessoas.

A cobertura do serviço, chamado Oi Wifi, vai se estender por 345 mil m²  da Cidade do Rock – quase a totalidade do parque, de 385 mil m² –, incluindo o Palco Mundo, com 550 hotspots. Para manter a alta conectividade do local e a disponibilidade de todos os serviços (Internet, Oi WiFi e celular), foram instaladas também sete antenas para reforço da cobertura móvel 3G e 4G.

 

Estrutura conectada

A Oi implantou um total de 56 quilômetros de cabos de fibra ótica para o atendimento de toda a operação do evento da Cidade do Rock, garantindo a melhor experiência em conectividade às 100 mil pessoas que circularão por ali diariamente durante os sete dias do festival. Traduzindo para capacidade de conexão, serão 30 GB dedicados exclusivamente para o festival.

O som dos palcos Mundo e Sunset será transmitido pela fibra da Oi, assegurando a amplificação dos shows para toda a Cidade do Rock com baixíssima latência, o que elimina a possibilidade de delay entre a imagem do artista no telão e o som que chega nas caixas que estiverem distantes do palco. O sistema de iluminação dos dois palcos também utilizará a fibra da Oi.

Para assegurar a disponibilidade dos serviços de internet na Cidade do Rock, que está totalmente conectada pela fibra da Oi, a companhia montou o NOC (Network Operation Center), o Centro de Monitoração Integrado que vai controlar toda a operação na Cidade do Rock.  Na frente e na área externa do NOC, telas de LED vão exibir diversas informações, como tráfego de dados online e o número de pessoas conectadas.

 

Experiência 5G

A telecom também fará algumas experiências com a conexão de altíssima velocidade, que ainda não é disponibilizada em larga escala no Brasil. O 5G será usado pela equipe de conteúdo do evento para a cobertura em suas redes sociais, com lives diárias e posts na sessão “Por trás das Câmeras” , parte das ações preparadas pela Oi no Rock in Rio.

Além do uso para coberturas, serão feitas ativações utilizando a tecnologia 5G no evento. No estande Gameplay Arena by Game XP, o visitante será convidado a fazer um passeio virtual pela orla do Aterro do Flamengo numa bicicleta conectada via rede 5G da Oi e montada em frente a um videowall. Quanto mais rápido a pessoa pedala, mais rápido o vídeo passa.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.