Oi inaugura mais duas usinas solares da GreenYellow

Operadora e multinacional francesa conectam mais duas plantas solares nos estados de Goiás e Mato Grosso, totalizando 10,92 MWp

Author Photo
2:30 pm - 03 de setembro de 2021

A GreenYellow, empresa especializada em energia solar, acaba de conectar duas usinas fotovoltaicas, para a Oi, a duas distribuidoras de energia de Goiás e Mato Grosso. As previsão é que as usinas gerem 22,3 GWh anuais para operadora.

As duas empresas trabalham em parceria há um para o fornecimento de 29,5 GWh anuais. O contrato contempla outra usina em construção no Distrito Federal e 4,6 GWh provenientes de uma planta da multinacional francesa em operação desde o ano passado em Jaíba (MG).

As novas usinas conectadas estão localizadas em Nova Xavantina (MT) e Padre Bernardo (GO), e possuem capacidade instalada de 5,38 MWp (16.550 painéis) e 5,54 MWp (17.050 painéis), respectivamente. Juntas, são capazes de abastecer 15.100 casas com energia fotovoltaica em um ano, reduzindo a emissão de 3.700 toneladas de CO2. Até o final deste ano, a quarta usina do contrato, localizada em Planaltina (DF), será conectada com precisão de gerar 1,26 MWp (3.800 painéis).

Leia mais: Estudo: 70% dos brasileiros pretendem usar Pix para pagamentos 

Um novo acordo também foi fechado por Oi e GreenYellow há dois meses, como foco no fornecimento de mais 6950 MWh anuais, que serão provisionados por meio da construção de uma fazenda fotovoltaica em Bela Vista do Paraíso (PR). A energia produzida no Paraná, para a distribuidora COPEL, tem capacidade para atender a 3.570 casas durante um ano e evitará a emissão de 810 toneladas de CO². A usina será conectada à distribuidora da região no segundo trimestre de próximo ano.

“É uma grande honra para a GreenYellow contribuir para esse importante projeto de geração distribuída na Oi, responsável por acelerar a transição energética na operadora. Iniciativas como esta reforçam a importância da migração do consumo de energia de grandes empresas para fontes renováveis, como é o caso da matriz solar”, comentou Roberto Zerkowski, presidente da GreenYellow no Brasil.

Bernardo Scudiere, diretor de energia e sustentabilidade da Oi, destacou que a operadora vem investido em parcerias com foco em reduzir custos operacionais e em adotar melhores práticas do mercado. “Estamos diversificando a matriz energética, utilizando fontes renováveis com menor custo, e atuando também na aceleração de ações estruturantes nas unidades consumidoras”, concluiu.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.