Odontoprev avança conceito de phygital com adoção de IA

Renato Costa: TI e marketing se combinam para colocar usuário como protagonista

Author Photo
12:30 pm - 16 de agosto de 2021

Ainda muito jovem, Renato Alves Costa percebeu a importância que ultrapassar as fronteiras do back end teria em sua carreira. Aos 21 anos, cursava Tecnologia da Informação quando foi promovido a diretor de TI da Alcatel-Lucent. Recorda que o CIO que ocupava anteriormente o cargo havia mudado de área na empresa e lhe aconselhado a ir além dos bits & bytes e compreender como a tecnologia gera impacto no negócio.

Desde então, passou por empresas como LATAM, AES Brasil, Eletropaulo e BRK Ambiental, sempre buscando imprimir tal sinergia nesses diferentes setores ao liderar projetos de digitalização e inovação por quase 15 anos. O convite para assumir a TI da Odontoprev aconteceu em 2019 para liderar um processo de digitalização com influência direta na experiência do cliente.

A modernização da arquitetura da empresa do segmento de planos de saúde odontológico avançava rapidamente sob o comando de Costa. Até que no fim de 2020, veio um novo desafio: acumular também o cargo de CMO. Um carimbo que chancelou sua jornada orientada a se tornar um executivo de negócios. “Esse é o grande trunfo da minha carreira”, reconhece.

A combinação entre TI e marketing lhe trouxe um olhar multidisciplinar que motiva a modernização tecnológica com viés potencializador do negócio, tendo o usuário como protagonista. Essa aliança é traduzida no conceito de ‘phygital’, que guia a inovação na Odontoprev. “Mesmo que o front end de vendas e o back end de agendamento e atendimento seja digital, o consumo do serviço será sempre físico na cadeira do dentista”.

Para ler o case completo, acesse o IT Forum.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.