Óculos de realidade virtual e aumentada substituirão TVs e smartphones?

Executivo da Qualcomm revela futuro promissor para a tecnologia. Você está preparado?

Author Photo
3:16 pm - 06 de dezembro de 2019

Com a crescente aceitação da realidade virtual (VR), mais conteúdos surgindo e empresas apostando na tecnologia, o mercado começa agora a ouvir mais sobre a novidade, que apesar de ainda ser cara para o usuário final, tem tudo para se popularizar nos próximos anos.

Na visão de Hugo Swart, vice-presidente e gerente-geral para XR na Qualcomm, realidades aumentada, virtual e estendida serão o futuro. “Em breve, todos usarão óculos de VR”, sentenciou durante evento da empresa realizado nesta semana em Maui, no Havaí.

Swart vai além e arrisca dizer que óculos de VR têm potencial para substituir todas as telas, incluindo a televisão e, acredite se quiser, até seu smartphone. “A questão é quando. Pessoalmente, não acho que isso aconteça em cinco anos ou mesmo dez anos, mas realmente acredito que isso acontecerá. Essa transição é certa. Não há certo ou errado, estamos nessa transição”, assinalou.

O executivo lembrou que 2019 marcou o ano em que VR entrou de fato em cena. Segundo ele, 2017 foi o ano das demos, 2018 dos testes e agora as implementações. Para ele, o mercado de consumo seguirá muito uma linha de adoção de óculos de realidade virtual para jogos.

Já entre as empresas, sua aposta é para diferentes aplicações, entregando retorno sobre o investimento (ROI) de forma rápida. Um case emblemático, segundo ele, é do Walmart, que tem usado realidade virtual para ajudar funcionários a controlar seu inventário.

*A jornalista viajou a Maui, no Havaí, a convite da Qualcomm

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.