O software dominará o mundo

Author Photo
9:10 am - 20 de dezembro de 2016
O software dominará o mundo

A vez da rede de longa distância baseada em software, ou SD-WAN, chegou. De acordo com relatório recente da IDC, o mercado deve atingir US$ 6 bilhões até 2020 – e esse não é o número mais surpreendente, pois apenas 1% das empresas utiliza SD-WAN hoje e, para os próximos dezoito meses, a IDC prevê que esse número cresça para cerca de 70%.

Mas nem todos são tão otimistas. Enquanto muitos se animaram com essas previsões, alguns permanecem céticos e questionam: Qual pode ser a causa de um crescimento tão intenso? Esses números estão certos? O que tornará tudo diferente dessa vez? Os mais antigos no mercado de tecnologia se lembram de previsões audaciosas como essa no passado.

A meu ver, o que mudou desta vez, é que as ofertas de SD-WAN se tornaram comercialmente disponíveis. E, cada vez mais, as empresas enfrentam ambientes complexos e as demandas por redução de custos são cada vez maiores. Conscientes da necessidade de superar os desafios da rede, as empresas estão de fato impulsionando a demanda do mercado. E existem algumas razões para isso:

1. Para as startups e serviços não críticos, serviços na nuvem estão sendo propagados. Seja com Salesforce, uma ferramenta de administração de RH ou uma oferta de IaaS (infraestrutura como serviço, na sigla em inglês), as empresas estão encontrando um valor enorme na nuvem. As estatísticas apontam que as empresas utilizam em média seis serviços de “cloud” – e essa confiança está aumentando. No final das contas, isso significa que as redes precisam acessar de forma dinâmica vários locais fora da rede interna. Essas necessidades são atendidas de forma muito mais efetiva com SD-WANs do que com conexões dedicadas e infraestruturas com configurações complexas, que podem tornar-se extremamente onerosas e ineficientes.

2. Empresas estão tentando acompanhar as transformações digitais, algo que, há alguns anos, poucas considerariam como prioridade. Por exemplo, o atendimento ao cliente via chat em tempo real pode ser uma grande vantagem competitiva. Mas quando todos os concorrentes estão fazendo isso, torna-se uma questão de sobrevivência. O mesmo ocorre com processamento de dados existentes para gerar análises preditivas e com a oferta de acessibilidade e mobilidade aos funcionários. Essas tendências não serão revertidas uma vez que as empresas estão procurando maneiras não só de apoiá-las, mas de implantá-las rapidamente em diversos locais.

3. Empresas estão percebendo que a velocidade é essencial e estão recorrendo ao software para superar as restrições de hardware lento. Digamos, por exemplo, que uma empresa global queira uma em equipe distribuída geograficamente e que utilize sistemas de Comunicação Unificada. Os fluxos de trabalho devem se adaptar às novas realidades corporativas. Transição para novas táticas é uma questão de agilidade, de capacidade de mudar rapidamente. No entanto, a nova tecnologia de comunicações envolverá transmissões de vídeo ao vivo de vários locais simultaneamente. Do ponto de vista operacional, há também exigências de velocidade no sentido de desempenho da rede.

A SD-WAN permite que as empresas cumpram os requisitos de velocidade. O gerenciamento centralizado baseado na nuvem permite que aplicações e serviços sejam executados rapidamente em vários locais. A empresas podem implementar a mudança rapidamente. A capacidade de SD-WAN de usar a lógica de negócios e adaptar a rede para aplicações, desbloqueia um nível de abstração que ajuda as empresas a ganharem agilidade e desempenho.

Mas vamos esclarecer: esses não são apenas recursos de diferencial por inovação para as empresas. É fácil afirmar que esses recursos são bons, mas, em última análise, desnecessários. No entanto, é fácil enxergar a realidade quando olhamos para os desafios de rede e de redução de custos atualmente. Se notarmos o mundo corporativo atual, com tantas mudanças rápidas e, no entanto, com todas as suas nuvens e complexidade digital, a necessidade de SD-WAN não poderia ser mais óbvia. Há quatro anos, Marc Andreessen, presidente da Opsware, empresa de software, disse que “o software está dominando o mundo”, e está claro que nos próximos 18 meses estará dominando também a WAN.

*Eduardo Lopes é gerente-geral da Riverbed Technology no Brasil

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.