O que pensa o brasileiro em relação ao direito de privacidade na Internet

Pesquisa do Datafolha encomendada pelo Facebook aponta que 75% dos brasileiros querem ter direito à privacidade de informações

Author Photo
11:00 am - 03 de julho de 2020

Setenta e cinco por cento dos brasileiros acreditam que têm o direito de ter uma conversa online privada sem que suas mensagens sejam rastreadas. A conclusão é uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e encomendada pelo Facebook. Ainda de acordo com o estudo – e sob a mesma pergunta – 23% dos entrevistados disseram não acreditar que as pessoas têm esse direito, e 2% não souberam responder.

Questionados sobre a obrigatoriedade de ter que fornecer mais dados pessoais, como documentos de identidade, para criar uma conta em redes sociais, 67% dos entrevistados responderam ser contra. Outros 31% dos afirmaram concordar com a obrigação de fornecer mais dados às empresas de Internet, e 2% não souberam responder.

Para 67% dos brasileiros, é mais importante a remoção rápida de conteúdos nocivos identificados pelas empresas de Internet, que fornecer aos usuários que postaram esses conteúdos a tempo de se defenderem previamente. E, para 28% dos entrevistados, o mais importante é que as pessoas possam se defender antes de qualquer remoção de conteúdo online, e 5% não souberam responder.

Vale ressaltar que a pesquisa se dá em meio a tramitação do Projeto de Lei 2630/2020 no Senado. O PL propõe tornar obrigatório que aplicativos de mensagens, na prática, monitorem as mensagens de todos os usuários e guardem por 3 meses registros de mensagens encaminhadas, incluindo as informações de contato dos usuários, data e horário de encaminhamento, e o total de pessoas que recebeu a mensagem.

O PL foi aprovado pela Câmara dos Deputados na noite da última terça (30) e agora segue para avaliação do Senado.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.