“Supor é bom, mas descobrir é melhor” é uma famosa citação de Mark Twain. Supor é tomar algo como certo sem buscar provas que sustentem essa crença ou raciocínio. É definir alguma coisa e confirmar com nossas próprias ideias sobre o assunto, sem consultar outros pontos de vista. E onde a suposição pode nos levar? Provavelmente ao erro.
Quando se trata de espaços de trabalho e formas de trabalhar, o mundo se abasteceu de suposições durante anos: as pessoas só trabalham bem sob o olhar atento do chefe, o escritório é o único lugar para se trabalhar, ninguém consegue ser produtivo trabalhando em casa, dentre inúmeras outras. Porém, a vida mudou e tudo o que parecia impossível se tornou norma. Apesar disso, e apesar de ver as suposições e paradigmas de trabalho caírem por terra, ainda há alguns desajustes entre o que os empregados e seus empregadores acreditam.
De acordo com um estudo global da Citrix, Born Digital, quando se trata de entender o que atrai e motiva funcionários mais jovens, os líderes estão desinformados. Por exemplo, o que os colaboradores mais valorizam hoje é a estabilidade e a segurança na carreira (87%) e ser capaz de alcançar um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (87%). No entanto, os líderes acreditam que os jovens trabalhadores apreciam mais o acesso às tecnologias recentes no local de trabalho bem como oportunidades de treinamento.
O local de trabalho é outra área onde o olhar dos líderes se opõe ao dos funcionários. Noventa por cento dos nativos digitais não querem voltar a trabalhar no escritório em tempo integral após a pandemia. Eles reconhecem a importância da interação social, do contato frente a frente no ambiente corporativo e acreditam que um modelo híbrido de trabalho é apropriado. Entretanto, 58% dos líderes acreditam que os jovens trabalhadores querem passar a maior parte ou todo o seu tempo no escritório. O mesmo se aplica à tecnologia, com apenas 21% dos líderes usando aplicativos de mensagens instantâneas como Slack ou WhatsApp para o trabalho, em comparação com 81% dos nativos digitais.
Em última análise, a chave para as empresas será começar a fazer as perguntas certas para repensar o futuro do trabalho em sua organização específica, com base em dados. Em seguida, as empresas devem criar espaços de trabalho e habilitar ferramentas que possibilitem aos funcionários desbloquear todo o seu potencial, independentemente de onde o trabalho seja feito.
A tecnologia apresenta-se como um aliado para atrair e motivar as novas gerações e todos os colaboradores em geral, garantindo uma melhor experiência de trabalho que pode ser personalizada de acordo com as preferências de cada indivíduo e evitando um distanciamento digital entre os que vão ao escritório e os que trabalham remotamente de outros locais.
*Por Marcelo Giampietro, gerente geral para Américas International, Citrix Systems, Inc.
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