O que é um coach de carreira e, afinal, você precisa de um?

Um coach de carreira pode ser útil para maximizar seu potencial, seja ajudando na busca por um novo emprego ou a obter satisfação no trabalho

Author Photo
9:29 pm - 06 de junho de 2019

Se você se encontra sem inspiração em seu emprego atual ou se está tendo dificuldades em se destacar na multidão durante sua busca por emprego, contratar um coach de carreira para ajudá-lo a descobrir sua vocação e aprimorar seu currículo pode ser uma atitude inteligente.

Afinal de contas, se você começou a jogar golfe ou a estudar uma língua estrangeira, você vai querer que um treinador o guie. Em sua carreira não é diferente: todos podem recorrer a um profissional para aconselhá-los, à medida que ganham habilidades, conhecimento e experiência para avançar.

A seguir, apresentamos uma visão geral do que esperar da experiência com um coaching de carreira – e dicas sobre como fazer a escolha certa de acordo com seus objetivos.

O que é um coach de carreira?

Um coach de carreira é semelhante a um terapeuta de emprego que trabalha em parceria com você para maximizar seu potencial e seu crescimento. Esses especialistas geralmente têm treinamento específico em áreas como elaboração de currículos, planejamento de carreira e sucessão, coaching e motivação, e sabem identificar e desenvolver suas melhores qualidades pessoais e profissionais para ajudá-lo a ter mais sucesso em sua carreira.

Benefícios de um coach de carreira

Os coaches de carreira podem oferecer aos candidatos a emprego uma vantagem competitiva de várias maneiras: eles podem ajudar os candidatos a desenvolverem uma marca pessoal única que os diferenciará em um mercado saturado. Também podem ajudar os candidatos a explorarem o “mercado de trabalho oculto” para posições não divulgadas, e alavancar conexões pessoais e o networking para conseguir uma posição. Eles também podem ajudar os candidatos a emprego a expressarem seus pontos fortes e paixões em comunicações profissionais, como currículos, cartas de apresentação, “pitches de elevador” e entrevistas de emprego simuladas, que chamarão a atenção dos gerentes de contratação.

“É fácil perder-se em um emprego, mesmo que não seja exatamente o que você ama ou quer fazer”, explica Rita Friedman, coach de carreira certificada nos Estados Unidos. “É mais fácil seguir o fluxo do que ser objetivo e realmente focar na estratégia de sua carreira – se você é igualmente bom em, por exemplo, escrever e no atendimento ao cliente, pode acabar obtendo mais oportunidades em áreas mais demandadas, como atendimento ao cliente, mesmo que você realmente queira trabalhar como escritor. É aí que um coach de carreira pode ajudar”.

O que esperar de um coach de carreira

Um coach de carreira pode ajudar você a identificar seus objetivos, seja para conseguir um emprego mais bem remunerado, mudar de carreira, ganhar uma promoção ou aceitar uma entrevista de emprego.

De acordo com a Federação Internacional de Coach, trabalhar com um coach de carreira é um processo instigante e criativo que pode inspirá-lo a maximizar seu potencial pessoal e profissional. A responsabilidade do coach é:

– Descobrir, esclarecer e alinhar com o que você deseja alcançar
– Incentivar a autodescoberta
– Criar soluções e estratégias
– Manter você responsável

Esse processo ajuda os clientes a melhorarem drasticamente suas perspectivas de trabalho e de vida, ao mesmo tempo em que aprimora suas habilidades de liderança e libera seu potencial pessoal e profissional.

Mitos sobre coaching de carreira

Existem muitos mitos comuns sobre coaching de carreira, o principal deles é que apenas profissionais de nível executivo confiam em coaches de carreira. Embora isso possa ter sido verdade no passado, não é mais o caso. O coaching de carreira é difundido em todas as linhas de trabalho e em todas as fases da carreira – daqueles que estão apenas começando, àqueles que estão mudando de carreira ou que querem prosperar e avançar em sua posição atual.

Outro mito comum é que o coaching de carreira é apenas para quem está desempregado. Enquanto os coaches de carreira ajudam na procura por emprego ou na transição de carreira, eles são igualmente valiosos para auxiliar os clientes a aproveitarem ao máximo do atual trabalho e das oportunidades existentes na empresa empregadora. Mesmo aqueles que estão seguros em seu trabalho e estão satisfeitos em sua escolha de carreira podem aproveitar a oportunidade de trabalhar com um coach.

Muitos profissionais também cometem um equívoco comum de que é responsabilidade de seu empregador direcionar e gerenciar a progressão e a conquista da carreira. Infelizmente, a maioria das empresas não se concentra em ajudar seus funcionários a atingirem metas pessoais; cabe ao indivíduo fazê-lo. Um coaching de carreira pode ser um investimento inteligente, uma vez que você passa uma porção significativa de sua vida no trabalho, e ter alguém lhe ajudando a mapear um plano de progressão na carreira e lhe incentivando a alcançar isso pode fazer a diferença.

Quanto custa contratar um coach de carreira?

A contratação de um coach de carreira não deve ser uma atitude não planejada, pois os serviços de coaching tendem a ser caros. Nos Estados Unidos, eles podem variar de 125 a 500 dólares a hora (no Brasil, o valor cobrado varia entre 500 e 1.000 reais por atendimento), mas há possibilidade de obter descontos ao fechar um pacote, dependendo do que o cliente quer, detalha Friedman. Então, se você está desempregado e o dinheiro está apertado, é preciso considerar cuidadosamente se vale a pena gastar essa quantia.

“Tenho clientes que querem uma sessão única; alguns falam uma vez por mês, alguns a cada seis meses, alguns a cada ano. Isso realmente depende individualmente do cliente. E, em alguns aspectos, ainda é uma área que enfrenta lacunas quando se trata de preços consistentes e também normas e regulamentos”, comenta Friedman. “Antes de investir seu dinheiro suado, verifique se o coach que você selecionou é adequado para você e se é um profissional credenciado”.

Como selecionar um coach de carreira

Dado o impacto e a natureza pessoal do coaching de carreira, encontrar o profissional certo pode ser um desafio. O ideal é começar pedindo referências às pessoas em sua rede de contatos.

Se você está procurando um coach com experiência específica em algum setor ou função, existem sites e revistas especializadas que podem ser ótimas fontes de recomendações e de anúncios. Você também pode consultar sites de organizações profissionais de coaching de carreira, como a Federação Internacional de Coach (ICF, da sigla em inglês), que possui mais de 30 mil membros cadastrados em 140 países. Somente na ICF do Brasil, são mais de 600 membros registrados.

Muitos coaches de carreira são bem ativos na internet. Procure posts de blogs, artigos e papers escritos por coaches de carreira para descobrir os tópicos sobre os quais esses profissionais escrevem. Também é essencial garantir que quem você escolher entenda as idiossincrasias do mundo atual do trabalho, ressalta Deb Dib, coach de carreira certificada e especialista em serviços de branding pessoal e busca de emprego.

“Eles devem conhecer as habilidades e realizações que as empresas valorizam nos dias de hoje. Você precisa de alguém que esteja completamente atualizado em como encontrar trabalho no momento atual”, ela acrescenta.

Você também deve escolher um coach cujas certificações e credenciais abordem as metas que se deseja atingir, expõe Friedman. Por exemplo, se você deseja criar ou aperfeiçoar o brading pessoal, encontre um profissional que tenha uma certificação nesta especialidade.

“Você absolutamente quer encontrar alguém com treinamento formal e credenciais legítimas, não apenas alguém que tenha orientado alguns amigos ou tenha hobby de escrever em blogs nos finais de semana”.

As certificações da Federação Internacional de Coaching e da Sociedade Brasileira de Coaching, por exemplo, oferecem todas as credenciais legítimas que podem indicar que um coach é especializado na área que você busca, como transição de carreira, coach pessoal, etc.

Uma vez que você selecionar dois possíveis coaches, peça uma consulta inicial para ter uma noção do estilo dele ou dela. Muitos coaches oferecem uma entrevista inicial gratuita de uma hora para que você e eles decidam se seus objetivos serão endereçados. E não se esqueça de pedir referências.

Contratar um coach de carreira pode ser um investimento inestimável. Certifique-se de tratá-lo como tal, fazendo sua parte.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.