O que é a indústria 4.0 e o que os CIOs podem aprender com ela

Author Photo
11:48 am - 18 de maio de 2015
O que é a indústria 4.0 e o que os CIOs podem aprender com ela
A indústria 4.0 se refere à uma nova revolução industrial e introduz no novo modelo de negócios o conceito de sistemas ciberfísicos. O conceito subjacente de indústria 4.0 é conectar sistemas embarcados e instalações de produção inteligentes para gerar uma convergência digital entre a indústria, negócios e funções internas e processos.

De acordo com Steve Prentice, vice-presidente e Gartner Fellow, esse novo conceito engloba muitas novas tecnologias e modelos de negócios, incluindo a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e negócios digitais – embora não seja um substituto para outras tecnologias.

De acordo com a consultoria, essa revolução irá incentivar o desenvolvimento de uma nova TI e, consequentemente, oportunidades de trabalho e de educação com a tecnologia como foco, bem como o desenvolvimento de dados em tempo real que irão operar e gerenciar informações de banda larga e infraestrutura de tecnologia da comunicação, edifícios e sistemas de tráfego.

A indústria 4.0 oferece uma perspectiva enorme em termos de crescimento para as empresas que decidirem adotar o conceito antes das outras.

Prentice acredita que os CIOs se sairão melhor nessa evolução se quebrarem seus objetivos em pedaços menores e melhor gerenciáveis e concentrarem seus investimentos em iniciativas menores e incrementais. Isso pode incluir a combinação de dados provenientes de fontes internas e externas com o objetivo de melhorar as tomadas de decisão para melhorar design de produtos e processos, desenvolvimento de confiança mútua e competências para integrar melhor a TI e a tecnologia de operação na organização. 

Além disso, deve incluir gestão de segurança e riscos; e compreensão de como as tecnologias da indústria 4.0 podem impactar na localização das operações de fabricação para determinar as compensações ideais entre custo, inovação e oferta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.