Categories: Notícias

O que é a descoberta de dados e como ela pode ajudar sua empresa?

O termo big data já é bastante conhecido no mundo de TI, mas agora ele está começando a fazer parte do dia a dia da sociedade, à medida que as pessoas têm mais contato com dados e estão cada vez mais conectadas. No entanto, dados só são úteis se puderem ser acessados e, principalmente, entendidos por quem precisa deles. Em um mundo no qual pessoas estão mergulhadas em dados, elas precisam de um bote salva-vidas. E é aí que entra a análise.

A Tesla Motors, fabricante de carros elétricos e considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo, conhece bem o poder dos dados. A companhia tem usado análises para identificar e corrigir problemas no processo de fabricação e para atender à crescente demanda por seus produtos. Com dados de diferentes fontes, engenheiros da organização analisam informações rapidamente e resolvem problemas em horas, o que antes levava meses.

Isso está se tornando cada vez mais comum, à medida que companhias promovem a descoberta de dados. Como a descoberta de dados pode ajudar sua equipe a se manter na vanguarda do business intelligence? E por que vale a pena explorar a descoberta de dados? Veja abaixo alguns dos principais motivos.

O “fluxo” da descoberta de dados proporciona aumento da produtividade
A velocidade da obtenção de informações está se tornando um marco no sucesso da descoberta de dados, mesmo em grandes quantidades. No entanto, empresas que trabalham com enormes volumes de dados estruturados normalmente utilizam processos de geração de relatório muito antigos e lentos.  Em cenários como esse, não há como oferecer uma experiência de exploração aberta com os dados, e isso, além de atrasar a tomada de decisão, deixa funcionários frustrados. É comum pessoas que trabalham com dados descreverem suas rotinas como “o inferno dos relatórios”.

Mas, na nova era da análise comercial, é possível fazer perguntas inesperadas e obter respostas de montanhas de dados alternando exibições, conjuntos de dados e interagindo com eles de maneiras completamente novas. Isso gera uma sensação de interação contínua, ou “fluxo”, o que o psicólogo Mihaly Czikszentmihalyi descobriu estar relacionado à felicidade, criatividade e produtividade. Quando a análise de dados se torna experiência fluida, pessoas ficam mais satisfeitas com o trabalho e o desempenham melhor e com mais eficiência.

Além disso, como o cérebro humano é predisposto a identificar recursos visuais, pessoas são capazes de entender tendências, identificar discrepâncias e ver correlações com muito mais rapidez quando os dados são representados visualmente. Quer você precise criar variações de altura em um gráfico de barras, uma linha de tendência agregando milhões de pontos de dados ou um mapa com informações geográficas, os softwares de análise devem ser desenvolvidos considerando as facilidades e as dificuldades do sistema de processamento visual humano. Eles precisam facilitar o entendimento dos dados e, assim, possibilitar a descoberta de informações.

Permitir que mais pessoas pensem com dados viabiliza um processo decisório embasado nos dados
Um dos maiores benefícios que a Tesla obteve com a descoberta de dados foi permitir que as pessoas vissem e entendessem dados e utilizassem descobertas para tomar decisões no dia a dia dos negócios, pois eram capazes de monitorar produção a cada hora, ou até mesmo a cada minuto. É inevitável que empresas que promovem uma cultura de tomada de decisão embasada tenham mais pessoas diretamente envolvidas na análise de dados.

Avançando com uma solução de baixo risco e fácil implantação
Meu último conselho para empresas que têm interesse em adotar a descoberta de dados é muito simples: não tenham medo de arriscar. Procurem uma ferramenta que possa ser implantada facilmente e testada a baixo custo… Se várias pessoas puderem experimentar novas ferramentas, a mudança pode começar em qualquer setor de uma organização. Se uma solução tiver como foco as pessoas, o crescimento será orgânico, começando com um pequeno grupo e expandindo-se para toda a empresa. É o efeito borboleta: uma pequena mudança na organização pode gerar grandes resultados.

Não seja complacente. Faça o efeito borboleta acontecer em sua empresa, adotando a descoberta de dados e os colocando nas mãos de quem mais precisa deles.

*Eduardo Schvinger é diretor de vendas da Tableau Brasil

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago