Categories: Notícias

O que crianças podem ensinar sobre a criação de startups

Empresas são muito parecidas com crianças. Parece besteira, mas é verdade. Ainda não se convenceu? A metamorfose de uma empresa pequena para outra de porte médio – e seus problemas associados – é indiscutivelmente a melhor analogia para os primeiros anos de desenvolvimento de uma criança, compara em texto no TechCrunch, Ron Spreeuwenberg, cofundador e CEO da HiMama, fornecedora de aplicações para cuidados infantis e programas de aprendizagem precoce.

Tal como acontece com crianças, empresas e seus proprietários em sua infância precisam construir uma base estável para depois crescer. “Isso só pode ser conseguido com um alicerce da educação sólida, aprendida nas fases iniciais de um negócio. Startups em particular devem absorver tudo o que podem para sobreviver e crescer”, ensina.

Contudo, lembra o executivo, em muitos casos, fundadores de startups se concentram demais no futuro e não nas ações prudentes que precisam ser realizadas no presente para registrarem sucesso depois.

De acordo com a Bloomberg, oito de dez empresas falham nos seus primeiros 18 meses de existência. Da mesma forma, um projeto em 2011 descobriu que 70% das startups exibiram alguma forma de escalonamento prematuro.

O estudo também estimou que 74% das startups de internet de alto crescimento falham em razão do escalonamento prematuro. A evidência do motivo pelo qual empresas precisam de desenvolvimento fundamental sólido está clara. “Como diz o ditado, ‘deixe crianças serem crianças’ se aplica à nova empresa. Ou seja, não se pode forçar o crescimento”, assinala Spreeuwenberg.

Aprendizado por meio da experimentação
Se o foco de uma startup é a aquisição de novos clientes, em seguida, as mais importantes lições dizem respeito às vendas. Empresas precisam aprender para quem vender, como vender e, acima de tudo, como vendas cruciais são para o seu sucesso.

“Muitas startups consome muito tempo no financiamento, em vez de tentar vender seus produtos, pior ainda, perdem grandes verbas de marketing ou publicidade com um produto para o qual não há certeza se o mercado o quer”, opina.

Segundo ele, muitos empreendedores não têm qualquer tipo de compreensão das habilidades necessárias para obter sucesso com um produto no mercado. Da mesma forma que crianças devem aprender por meio da brincadeira – testar e experimentar – novos negócios devem seguir o mesmo caminho.

Rotina
Para construir capacidades de vendas, empresas precisam se concentrar no desenvolvimento de rotina e estrutura por meio de processos de vendas. Além disso, startups precisam ser tão rigorosas em contratações, como pais quando buscam escolas para seus filhos.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago