Categories: Notícias

O que CIOs pensam sobre BI e analytics

Business Inteligence (BI, na sigla em inglês – Inteligência Empresarial) e Analytics são dois temas que estão na pauta da maioria dos CIOs. Durante o Gartner Symposium, evento da consultoria realizado na Flórida, nos EUA, a VP de pesquisas Cindi Howson reuniou CIOs em uma mesa redonda para debates sobre o tema.

Conversado com mais de 40 CIOs e seus relatórios em sessões individuais, a executiva reuniu as seguintes conclusões sobre os pensamentos desses profissionais acerca dessas técnicas.

Falta de habilidades e como organizar:
CIOs estão preocupados com talentos analíticos, tanto entre a equipe técnica quanto dentro das unidades de negócios. E devem estar! Mudanças na tecnologia significam que a TI não pode mais ser apenas compradora de pedidos. Os CIOs sabem que, quando se trata de BI e analytics, as equipes precisam passar a ser facilitadores. Eles reconhecem que não há nenhuma maneira em um negócio digital que eles podem acompanhar a demanda. No entanto, alguns membros da equipe de BI estão mais à vontade com o modelo de pedidos e de construção para requisitos. No lado dos negócios, enquanto muitos usuários de negócios estão animados com o fato de estarem mais capacitados, algumas empresas têm uma força de trabalho envelhecida que tem uma mentalidade menos analítica. Havia diversas empresas que parecem estar em indústrias à prova de recessão, mas na maior parte delas a procura de talentos será uma questão de sobrevivência dos melhores. Os melhores empregadores atrairão e reterão os analiticamente experientes trabalhadores.

Todos os dados:
O tópico surge naturalmente quando os CIOs se perguntam se podem obter informações mais rapidamente, em novas fontes de dados. Eles querem dados de sensores, dados externos e dados semi-estruturados. Onde devem armazená-lo? Como devem modelar? Ferramentas de BI e analytics modernas contam com capacidades de preparação de auto-atendimento em seus produtos, bem como ferramentas automáticas que garantem bom desempenho.

Governança em um mundo de autoatendimento:
Um mundo tradicional do BI tem a governança incorporada desde o início porque as habilidades para carregar e modelar os dados começam com TI. Ninguém obtém acesso aos dados, sem uma camada sancionada de dados ou níveis de autorização restritos a relatórios específicos. O BI self-service é um mundo mais assustador para CIOs. O acesso aos dados é mais amplamente concedido, e com certeza, existe o risco de que os mashups de dados possam revelar informações não intencionalmente sobre um cliente ou indivíduo. Pior: os dados podem ser manipulados incorretamente ou mal interpretados. Mas esses riscos podem ser mitigados e a TI tem que se acostumar com a ideia de governar após o fato. É sempre o negócio que tem que decidir o que é um nível de risco aceitável e para TI para impor essas políticas.

Modernização e qual vendedor: 
Escolher um fornecedor tradicional de BI tradicional ou aumentar capacidade com o fornecedor de BI moderno? Muitas das discussões refletiram a forma do Quadrante Mágico este ano – com muitas perguntas sobre o Microsoft Power BI, Tableau e Qlik -, mas conversas sobre quase todos os fornecedores no mercado. Parece haver uma maior aceitação de usar a ferramenta certa para o usuário certo, ao invés de um único fornecedor que se encaixe em todas as abordagens. Isso faz com que um portfólio mais complexo para gerenciar, mas se concentra em alcançar insights e resultados de negócios.

Recent Posts

Coalizão Symbiosis: Big techs unem forças para impulsionar mercado de remoção de carbono

Em uma iniciativa inovadora para a ação climática, as gigantes da tecnologia Google, Meta, Microsoft…

5 horas ago

Pagamentos via Pix no exterior: Rendix tem o objetivo de expandir globalmente

A plataforma Rendix, que permite pagamentos via Pix em transações internacionais, está ganhando terreno na…

5 horas ago

DeepL anuncia aporte de US$ 300 mi para crescer internacionalmente

A DeepL, empresa alemã especialista em linguagem natural para IA, anunciou essa semana um investimento…

7 horas ago

Tecnologia de ponta falha na proteção contra roubos de carros Tesla

A segurança dos veículos Tesla, que adotaram recentemente a tecnologia de rádio de banda ultralarga,…

8 horas ago

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

9 horas ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

10 horas ago