Categories: Notícias

O que a hiperconvergência pode fazer pelos seus negócios?

No Brasil, vivenciamos um cenário econômico que exige adaptação das empresas para criarem oportunidades e driblarem as dificuldades, a fim de tornarem-se referências no mercado. Redução de custos, muito planejamento e entrega de resultados expressivos para melhorar os negócios fazem parte da rotina de todos os setores da indústria, independentemente do porte da companhia. Uma tendência em tecnologia que contribui com a estratégia das empresas são as soluções hiperconvergentes, que garantem benefícios tangíveis e vêm ganhando força no mercado.

A hiperconvergência permite que em uma única solução seja possível trabalhar de forma conjunta: virtualização, armazenamento, redes, segurança e processamento. Assim, a empresa economiza espaço físico no data center e reduz o consumo de energia e calor. Outro benefício da tecnologia é que, ao adquirir uma solução hiperconvergente, é possível reduzir o custo total de propriedade (Total Cost of Onwnerwhip -TCO) em pelo menos 20% em comparação com uma tecnologia tradicional. Adicionalmente, a gestão operacional é mais simplificada e barata a médio e longo prazo.

Destaco que pequenas e médias empresas têm adotado a hiperconvergência devido à praticidade que ela traz no dia a dia. Nesse sentindo, elas têm alinhado a TI com as outras áreas da empresa para que todos contribuam com o desenvolvimento de seus negócios e dos clientes. É essencial lembrar que seus clientes também estão se esforçando para garantir que os negócios deles progridam e por isso vão propor novos desafios para sua empresa. E ao investir na hiperconvergência é possível contar com valor agregado de um único produto, que contribui para melhores resultados.

Existem no mercado, por exemplo, soluções hiperconvergentes que fornecem sistemas integrados para a criação de infraestrutura de TI de virtualização, com riscos mitigados da implantação de ambientes Software Defined Data Center (SDDC). Nesse sentido, para uma configuração rápida de todo um ambiente é possível contar com uma ampla gama de servidores validados com software pré-instalado. Além disso, as configurações permitem uma maior personalização para atender as cargas de trabalho. Por isso, a nova tendência tecnológica possui um diferencial que moderniza o data center com gerenciamento simplificado, desempenho aperfeiçoado e eficiência energética.

Podemos e devemos buscar alternativas que são tendências mundiais que proporcionam melhor performance, automação e eficiência nos processos, otimização de tempo e recursos e, redução de custos para os negócios. O mercado de hiperconvergência veio para ficar e superar as demandas atuais, sendo assim, sua empresa pode contar com essa solução inovadora para ampliar a sua estratégia de negócio e de seus clientes.

*Bruno Barnett é gerente de Canais da Fujitsu para a América do Sul

Recent Posts

Novos executivos da semana: OutSystems, V8.tech e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Lua: conheça a linguagem de programação brasileira que conquistou o mundo dos games

Em 1993, Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes, trio de membros do…

2 dias ago

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

2 dias ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

2 dias ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

2 dias ago