O modelo DevOps de cultura

Cultura do compartilhamento é importante para a busca de melhorias contínuas, para o desenvolvimento e o enriquecimento da área de TI

Author Photo
6:01 pm - 01 de julho de 2021

DevOps é uma nova cultura de mercado que está se espalhado nas empresas. Através dela é possível mudar totalmente a forma como os departamentos de TI trabalham, aumentando a produtividade e criando soluções ágeis em todas as áreas da empresa e fora dela, com a satisfação dos clientes por terem suas respostas no momento em que precisam. Além disso, a cultura DevOps permite que erros sejam detectados mais facilmente, sendo mais eficaz na segurança dos processos. 

Uma cultura organizacional de alta confiança e que valoriza o fluxo de informações fica um passo à frente em relação ao desempenho da entrega de softwares e organizacional na área da TI. Um dos modelos de cultura é o DevOps, que integra as equipes de desenvolvimento com as de operações, buscando aproximar os desenvolvedores de softwares e os profissionais de outras áreas da TI.

O diferencial do modelo de cultura DevOps é valorizar a equipe, bem como buscar novas ideias e maneiras não só de melhorar e potencializar o time, mas também o produto. Unidos, os times compartilham a responsabilidade e enfrentam os problemas e desafios. 

A cultura do compartilhamento é importante para a busca de melhorias contínuas. A equipe não deve ficar responsável apenas por desenvolver o produto, mas pela saúde dele como um todo. Treinar pessoas para isso ser colocado em prática, manter o time motivado para que todos colaborem, dividir e assumir riscos, investigar falhas e implementar novas ideias são quesitos primordiais para que a cultura DevOps funcione. 

O resultado positivo do trabalho em equipe e a satisfação é um conjunto que otimiza os processos, o desenvolvimento e o enriquecimento da área de TI, além do desempenho organizacional no geral. O compartilhamento, a liderança, o entendimento do contexto do negócio, o que está sendo criado e por que é fundamental para sair da superfície e ter um diferencial.

*Joel Backschat é CTO na FCamara

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.