O macOS Monterey 12.3 beta da Apple está assombrado?

Usuários do beta para desenvolvedores do macOS Monterey 12.3 dizem que a atualização está causando estragos em computadores e monitores externos

Author Photo
3:09 pm - 28 de março de 2022

Logo depois que a Apple lançou sua versão beta para desenvolvedores do macOS Monterey 12.3 no início deste mês, um coro crescente de usuários em fóruns da web começou a relatar problemas que vão desde conexões de monitor externo com falha até Macs sendo bloqueados por problemas com controladores de jogos.

As postagens dos usuários foram espalhadas entre os fóruns de suporte da Apple, Mac Developer e MacRumors.

A Apple não respondeu a um pedido de comentário da Computerworld.

A Apple lançou a versão beta de desenvolvedor em 02 de março; é uma atualização notável porque inclui o Universal Control muito antecipado. O Controle Universal permite que um usuário transforme um iPad em um monitor complementar para um Mac que pode ser controlado com o mesmo teclado e mouse. (Tanto o beta público 12.3 quanto o beta público iOS 15.4 precisam ser instalados em um Mac e iPad, respectivamente.) Para alguns, o novo recurso não está funcionando com monitores externos.

No fórum do MacRumors, um usuário escreveu: “O segundo monitor está conectado ao HDMI e não funcionará? Aconteceu na reinicialização após a instalação beta”. No fórum de desenvolvedores da Apple, um usuário postou o título do tópico: “Controlador não está funcionando no macOS 12.3”.

“Tentei conectar meu controle xbox ao meu MacBook, ainda que o controle esteja registrado na configuração bluetooth, mas não funciona”, escreveu o usuário. “[Alguém] já encontrou o mesmo problema e se há uma correção para este problema[?]” Mais de meia dúzia de outros usuários ecoaram o mesmo problema nas respostas.

Também no Apple Developer Forum, um usuário postou sob o tópico “Monterey Beta Brickcking 16-inch M1 Pro MacBook Pro” e explicou que depois de enviar seu computador para reparos, ele tentou restaurar os dados usando um backup do Time Machine. Ele foi induzido a atualizar para o beta Monterey, que prontamente travou sua máquina.

Outros posts falavam sobre experiências semelhantes.

“Aconteceu comigo também”, respondeu um usuário. “Atualizei para o Monterey 12.3 beta 3 e ele travou meu laptop. Minhas próprias tentativas de ressuscitar/recuperar via Apple Configurator 2 falharam”.

Outros usuários, postando em vários fóruns de suporte da Apple e MacRumors, disseram que monitores externos usando um cabo USB-C não foram mais detectados pelos Macs.

Sob o título “portas USB, câmera e som no monitor não funcionam no Monterey”, um usuário escreveu: “Tentei HDMI e o mesmo problema. Em algumas ocasiões, ele exibirá uma imagem, mas depois que eu desligar ou reiniciar o mac mini, ele não exibirá a imagem. O mac está inicializando. Eu tive que recorrer à conexão à minha TV antiga com conexão HDMI”.

Jack Gold, Analista Principal da J. Gold Associates, disse que os usuários beta não devem se surpreender com os problemas que surgem.

“…Não é incomum encontrar problemas periféricos com versões beta do sistema operacional – tanto na Apple quanto no Windows, às vezes”, disse Gold. “Embora seja um pé-no-saco tê-los quando você atualiza seu sistema, também é um aviso de que é uma versão beta, e não uma versão de produção. Qualquer pessoa que baixe e execute uma versão beta precisa entender que não há garantias.

“Essas coisas geralmente são resolvidas na versão final, mas muitas vezes os fornecedores lançam betas não tanto para testar cada pequena coisa neles, mas para verificar algumas das principais atualizações e mudanças”, disse Gold. “Os problemas de driver são relativamente menores comparativamente e são corrigidos na versão final”.

Os usuários nos fóruns ofereceram correções que descobriram, por exemplo, ajustando as configurações do usuário. Uma correção envolveu a redução da configuração DisplayPortVersion do padrão v1.4 para v1.2.

“Assim que baixei o DisplayPortVersion do monitor, meu Mac com OS X 12.3 começou a reconhecer o segundo monitor corretamente. Parece que a nova atualização do OS X tem problemas com um protocolo DisplayPortVersion 1.4 (tem taxa de dados mais rápida, atualização mais rápida, e compressão de fluxo)”, escreveu o usuário no fórum MacRumors.

O novo Studio Display da Apple não parece ser afetado pela atualização beta do macOS Monterey 12.3, pois não houve reclamações envolvendo isso. Isso levou um usuário a brincar: “Somente as telas do Studio são permitidas daqui em diante”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.