‘O futuro é multi-cloud’, ressalta Michael Dell

CEO da Dell abriu evento nos EUA falando das principais estratégias da companhia. Projeto de energia solar no Brasil foi destaque

Author Photo
5:26 pm - 02 de maio de 2022
Dell Technologies World Dell Technologies World

A abertura do Dell Technologies World, que acontece entre 2 e 5 de maio em Las Vegas, nos EUA, contou com a presença de Michael Dell, chairman e CEO da companhia. O objetivo foi mostrar o olhar da companhia sobre o mundo atual de tecnologia.

De acordo com o executivo, o futuro é multi-cloud e será necessário, cada vez mais, inteligência que colete, automatize e projete os dados, uma vez que tendências como realidade aumentada, realidade virtual, entre outros, consomem um número exponencial de dados.

Além disso, o foco está mudando da infraestrutura para os desenvolvedores. “E os desenvolvedores estão usando muita tecnologia para democratizar todas as ferramentas por meio de diferentes nuvens que são comercializadas hoje em dia”, frisou Dell.

Um dos anúncios da empresa, a partir dessa análise, é a expansão de sua oferta de nuvem. “Nossos clientes precisam de ajuda para reduzir a complexidade e estão procurando soluções que usem uma abordagem comum para gerenciar dados onde quer que estejam — na nuvem pública, no data center e na borda”, disse Chuck Whitten, co-diretor de Operações da Dell Technologies. “Estamos criando um portfólio de software e serviços que simplificam as ofertas e os ambientes locais e multinuvem.”

Um dos produtos anunciados é o Dell APEX Cyber Recovery Services. Esta é a primeira de uma série de novas soluções APEX que oferecem uma experiência em nuvem e simplificam a recuperação após um ataque cibernético.

Saiba mais: Iniciativa usa TI para facilitar acesso à saúde e educação em comunidade ribeirinha

Ao ser perguntado sobre como a cibersegurança é desafiadora para as empresas, Michael afirmou que a maioria dos negócios estão, hoje, olhando para a segurança e como eles devem se comprometer. “Esse é um grande problema e está crescendo e se tornando mais complexo. Por isso, todos precisam construir a capacidade de se recuperar, quando isso for necessário”, alertou.

Chuck também destacou o fato de que grande parte das empresas não enviará tudo para a nuvem pública ou deixará tudo na cloud privada. O que ficará em qual nuvem será uma escolha estratégica.

Nesse sentido, Apex é uma grande expansão de mercado para a Dell. Segundo Chuck, os consumidores querem ter escolhas. Alguns querem consumir de forma tradicional, outros querem assinaturas, por exemplo.

Jeff Clarke, co-diretor de operações da Dell Technologies, complementou explicando que os clientes querem, também, comprar soluções inteiras e não partes de cada um dos fornecedores, mas com flexibilidade.

Brasil é destaque com Solar Community Hub

Ainda durante a palestra de abertura, Michael abordou a importância da tecnologia para acelerar avanços da economia e contribuir para reduzir as desigualdades sociais no atual cenário global, impactado pela pandemia.

O executivo destacou um projeto implementado no Brasil: o Dell Technologies Solar Community Hub. Lançado no Brasil em março de 2022, pela Dell Technologies em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), utiliza tecnologia para oferecer saúde, capacitação profissional e educação para cerca de 1,5 mil pessoas (população ribeirinha e indígena) da comunidade de Boa Esperança, na Amazônia.

“Na Dell Technologies, estamos combinando nosso ecossistema, nossas vantagens, nossos investimentos e inovação com grandes oportunidades, e já resolvendo os problemas que podem aparecer pelo caminho. Esse alinhamento é uma força poderosa na criação de valor em todos os nossos stakeholders, desde nossos clientes até nossas comunidades. É incrível a diferença que podemos fazer com alguns parceiros e tendo alguma iniciativa”, concluiu Michael Dell.

A Dell anunciou que, em parceria com a Computer Aid, Intel e Microsoft, lançará outros 25 Solar Community Hubs ao redor do mundo.

* a repórter está em Las Vegas a convite da Dell

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.